A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º e 9º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os alunos foram convidados a observar o espaço exterior onde existe para além das árvores e outras espécies de jardim , há também a horta, o cantinho das aromáticas e das plantas medicinais.
Desafiados a ouvir os sons, a procurar aves, insetos e outras espécies como líquenes e cogumelos, foram tirando fotos com o telemóvel para mais tarde servir de modelo à ilustração.
Executados os desenhos, mais ou menos fiéis da realidade observada, passaram à descoberta de nomes, curiosidades e outras informações importantes para preencher a ficha da espécie selecionada.
Na internet encontraram sites como www.biodiversity4all.org, Aprender fora da sala de aula (cienciaviva.pt),
www.viva.fct.unl.pt e outros como a wikipedia.org.
Feita a pesquisa, recolhida a informação e realizado o desenho ( nas aulas de ciências naturais, físico-químicas e de educação visual) fez-se uma exposição e desenvolveram-se atividades nos espaços exteriores da escola para celebrar a biodiversidade. Foram convidados os alunos de 7º ano ( 5 turmas) e foram orientados pelos colegas do 8º e 9º anos.