A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os alunos do 6º C, após a sensibilização para o trabalho a desenvolver, foram na aula de CN para o recreio da escola à procura de aves. No entanto assim que se aproximavam para tirar a foto, a desilusão acontecia. As fotos não ficaram com as aves visíveis para que se pudesse depois fazer as ilustrações. Muito perto das aves é impossível pois estas voavam. Não esmorecendo, a docente de CN sugeriu que a partir do livro de aves, os alunos na aula de TIC, fizessem a pesquisa sobre o habitat, alimentação, distribuição, estado de conservação e o aspecto físico das aves. Nestas aulas os alunos procederam ao preenchimento do PP. Nas aulas de EV, os alunos escolheram a ave que queriam ilustrar tendo sido selecionadas 5: chapim-real; tentilhão; pintassilgo; galinha de água; pisco. Os alunos com marcadores, lápis de cor e lápis de cera, depois do esboço feito, começaram sempre observando as fotos, a colorir as aves, também houve o cuidado atento ao bico e às patas para que a reprodução fosse o mais fiel possível. Após a conclusão dos trabalhos, na aula de matemática, procedeu-se à escolha do melhor para cada ave.
Todos os trabalhos foram expostos e os melhores foram mostrados no conselho eco-escolas. A realização deste projeto só foi possível devido à colaboração entre os docentes de várias disciplinas. Os alunos aprenderam assim desta forma, a perceber melhor a biodiversidade ao nosso redor.