A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Centro Escolar do Louriçal (Pombal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3, 4, 5 e 6 anos de idade

N.º de Participantes:
24

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Este projeto foi dinamizado, na Escola Básica de Louriçal, pelo grupo de 24 crianças, da turma B, da Educação Pré-escolar, e pela educadora Teresa Cruz. Está integrado nos temas Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar, e tem como principal objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade no espaço escolar.
Esta escola possui um espaço exterior, denominado “O bosque”, com carvalhos, flores silvestres, pequenos arbustos e um jardim criado e cuidado pelos alunos. Foi este o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto e foi aqui que a grande parte das atividades foram desenvolvidas, muitas vezes a sala de atividades foi para o bosque.
Foi dinamizado em grande grupo, pares ou individualmente, tendo sempre em conta os interesses e as sugestões das crianças.
As atividades foram promovidas de forma transversal, abrangendo todas as áreas das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar:
Formação Pessoal e Social: planificar atividades, procurar os recursos e executá-las de forma autónoma; experimentar diferentes estratégias para resolver os problemas que se colocam; cooperar no processo de aprendizagem; aprender a partilhar, a respeitar o outro e a sua opinião.
Expressão e Comunicação: promover estilos de vida saudável, correr, trepar, brincar com o material da natureza, fazer jogos, desenvolver capacidades expressivas, estéticas e criativas através das produções gráficas; enriquecer a linguagem oral: comunicar e descrever pensamentos, ações e aprendizagens.
Conhecimento do Mundo: promover cuidados com o meio ambiente; conhecer a diversidade de animais e plantas do espaço exterior; apropriar-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica: questionar, colocar hipóteses, prever, experimentar, recolher informação, organizar, analisar a informação, chegar a conclusões e comunicá-las; desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo.
Escolha do título “Explorar, descobrir … aprender no bosque”
Observação direta e registo – as crianças tiveram oportunidade de ver, apalpar, cheirar... sentir todo o espaço envolvente, registando graficamente as suas observações. Com o apoio da educadora, foi feito o registo fotográfico das espécies existentes e a identificação das árvores, insetos e aves existentes no nosso bosque.
Recolha de pequenos paus, líquenes, flores, bolotas, folhas… análise do material - seriação consoante as suas características, classes, tamanhos, cores, formas…
Planeamento e execução de “obras de arte” com o material da natureza.
Construção de um caracolário - observar os caracóis: características, alimentação, deslocação… devolvê-los ao seu habitat natural - o bosque.
Criação de bichos-da-seda: aprender o ciclo de vida dos insetos.
Pesquisar na internet, com o apoio da educadora, e preencher a ficha de espécies. Ilustrar cada espécie, através de desenhos, pinturas, colagens…
Operacionalização – partindo das conversas, das pesquisas e da observação foram lançadas ideias sob a forma de concretizar as atividades: técnicas e materiais a utilizar. Foram lidos e explorados histórias, textos e enciclopédias. Ouviram e aprenderam canções.
Conclusão do trabalho – foi elaborado um livro com fotos, desenhos e registos escritos que documenta o resultado final deste projeto.
A aprendizagem fora da sala de aula promove a motivação, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipa dos alunos, contribuindo para uma melhor compreensão da ciência e do processo científico.