Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
4º
N.º de Participantes:
20
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha-da-especie Abelhão-terrestre.pdf
- Ficha-da-especie Cogumelo.pdf
- Ficha-da-especie Framboesa.pdf
- Ficha-da-especie Joaninha.pdf
- Ficha-da-especie Líquenes.pdf
- Ficha-da-especie Pato-real.pdf
- Ficha-da-especie Ulmeiro.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
A nossa escola dispõe de um grande espaço exterior com jardim e com uma área um pouco mais selvagem. Assim, são muitas as espécies animais e vegetais que se encontram espalhadas por todo o recinto, desde árvores e outras plantas autóctones a flores plantadas pelos próprios alunos, assim como animais (moluscos, répteis, aves e até mamíferos).
Para realizarmos este trabalho começamos por discutir o conceito de biodiversidade e o seu significado. Como ponto de partida para essa discussão, cada aluno preencheu uma pequena ficha de trabalho.
De seguida, partimos para a observação direta e para o registo gráfico e fotográfico das espécies que fomos encontrando.
Já na sala de aula, procedemos à escolha das espécies que cada aluno iria desenhar, tendo em conta a importância de mostrarmos aos outros a biodiversidade da nossa escola. Cada aluno desenhou quatro animais. Observaram as plantas e alguns animais mortos que já recolheramos.
Relativamente ao preenchimento das fichas sobre cada espécie consultamos os sites dos Jardins da Gulbenkian e da Universidade de Évora (Museu Virtual da Biodiversidade).
Paralelamente a este trabalho, foi ainda contactado, por email, o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia no sentido de nos disponibilizarem informação sobre o pato-real, uma vez que na nossa escola estes patos selvagens acasalaram e tiveram filhotes. Oraganizamos cartazes que afixamo-los nos vários espaços da escola e os alunos, em pares, foram apresentar as suas “descobertas” a todos os colegas da escola.