Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
6.º ano
N.º de Participantes:
76
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
- Azaleia_ilustração.pdf
- Bola_de_neve_suculenta.pdf
- Curriola_ilustração.pdf
- Flor_de_Mel_ilustração.pdf
- Hamamélis_ilustração.pdf
- Margarida_do_cabo_ilustração.pdf
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha-da-especie_Azálea.pdf
- Ficha-da-especie_Corriola.pdf
- Ficha-da-especie_Flor_de-mel.pdf
- Ficha-da-especie_Hamamélis.pdf
- Ficha-da-especie_Margarida-do-cabo.pdf
- Ficha-da-especie_RosadePedra.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
A apresentação do projeto foi feito pela coordenadora do programa Eco-Escolas no colégio, na 2.ª reunião do conselho Eco-Escolas, procurando lançar o desafio de um trabalho conjunto entre os alunos do 6.º ano (três turmas) e a Associação de Pais. Anualmente a Associação de Pais promove um projeto denominado CCMI Excelência, que pretende premiar a turma do 6.º ano com melhor aproveitamento e comportamento, e que se destaca na elaboração de um projeto. O desafio lançado foi o de “abraçarem” o tema Biodiversidade na minha escola como tema do projeto. O desafio foi aceite. Cada turma começou por, nas aulas de Ciências Naturais, conhecer melhor os objetivos do projeto e fotografar várias espécies de flora ou fauna existente no espaço do colégio, durante uma aula de campo. Após este trabalho cada aluno tinha de selecionar uma espécie /foto e submeter na plataforma Classroom, na turma respetiva, tendo depois de investigar o nome comum, o nome da espécie e algumas curiosidades, de modo a ser elaborada a ficaha da espécie. Após este trabalho cada aluno fez a ilustração da planta fotografada e selecionada, nas aulas de educação Visual e com a orientação da professora da disciplina, usando técnicas de desenho com lápis de grafite e ilustração com lápis de cor ou aguarela. Na composição final da ilustração foi utilizado o recorte. Após este trabalho cada turma terá de apresentar todos os seus trabalhos à comunidade escolar, nos dias da “escola aberta” denominados no nosso colégio como Encant`arte. No dia 15 de junho elementos da Associação de Pais farão a avaliação do projeto finale após a avaliação do 3.º período decidirão a atribuição do prémio. Os alunos mostraram-se muito empenhados na realização do projeto, havendo o envolvimento direto de pelo menos três professores do conselho de turma (de Ciências Naturais, de Educação Visual e o diretor de turma). Durante a investigação sobre o tema, nomeadamente sobre a identificação das espécies, os alunos depararam-se com o facto de a maioria das plantas fotografadas (optaram mais pela flora, embora haja alunos que fotografaram animais) não eram autóctones e tomaram uma maior consciência do perigo das espécies exóticas e invasoras mesmo que pareçam lindíssimas. Para investigação foram usados sítios da internet, nomeadamente Flora on, Jardim Botânico da UTAD e também o Manual de Atividades para envolver as escolas na conservação das aves e seus habitats (digital), Guia das borboletas comuns de Portugal (digital) e Insetos em ordem (digital). Estes materiais estavam acessíveis a todos via Classroom da disciplina de Ciências Naturais. Foi um projeto exigente e muito interessante pois foram 76 trabalhos, embora aqui apenas sejam apresentados seis.