A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Apresentação do trabalho: A biodiversidade desempenha um papel fundamental na atualidade. Conhecer a biodiversidade é o caminho necessário para desencadear estratégias para a sua preservação. Conhecer a biodiversidade é reconhecer a existência de ecossistemas, muitas vezes nas proximidades das nossas casas, onde desenvolvemos as nossas vidas. Há vida nos locais mais inesperados, há seres que nos surpreendem assim que tomamos conhecimento da sua existência. Os recintos escolares possuidores de espaços verdes circundantes são um exemplo da adaptabilidade de fauna e flora e quando lhes damos condições aproveitam e desenvolvem-se da melhor forma.
O recinto escolar da Escola Básica 2,3 Dr. º Ruy d´Andrade, não contêm grande diversidade de espécies, uma vez que a maior parte do recinto escolar encontra-se calcetado. Contudo como a cidade do Entroncamento contém um dos mais emblemáticos parques de lazer, a docente de Ciências Naturais explicou a temática do projeto aos alunos, os quais demostraram grande interesse em realizar o projeto «Biodiversidade da Minha Escola», mas estudando a fauna e a flora do Parque Verde do Bonito.
Investigação sobre o tema:Foi realizada uma saída de campo ao Parque Verde do Bonito com a supervisão de vários docentes, pertencentes ao conselho de turma do 8ºD.
Foram criados grupos de trabalho. Cada grupo selecionou uma de três espécies.
No decorrer das aulas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, cada grupo de trabalho procedeu a catalogação das respetivas espécies.
Após concluída a catalogação a docente de Ciências Naturais em consenso com os alunos elegeram o trabalho que se encontrava mais completo preenchendo todos os requisitos exigidos no enquadramento teórico do projeto.
Foram consultadas diversas fontes tais como: Guia de Campo do Parque verde do bonito; Aplicação PlantNet; Aplicação Flora de Portugal; Internet, etc.
O envolvimento dos alunos foi enorme. As espécies escolhidas e catalogadas pretendem divulgar a grande diversidade de espécies existentes no Parque de Lazer do Bonito, bem como na zona envolvente na escola.
Envolvimento dos alunos: através do conselho de Eco-Escolas, a docente de Ciências Naturais divulgou o dito projeto aos alunos, os quais de imediato aceitaram participar neste desafio. Posteriormente em reunião de conselho de turma, outras disciplinas se juntaram às Ciências Naturais, tais como: Física- Química, Cidadania e Desenvolvimento; Português. Tecnologias de Informação e Comunicação. O trabalho de projeto final, foi fruto da articulação de várias áreas curriculares. Os alunos adoraram participar imenso neste projeto.
Escola Básica 2,3 ciclo Dr.º Ruy d´Andrade
Turma: G, 8ºano de escolaridade.
Professora Cláudia Noro
Disciplina Ciências naturais e Cidadania e Desenvolvimento