A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Turma 3º/4ºB

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Em assembleia de turma os alunos da turma do 3º/4ºB da EB/JI da Freguesia da Carvoeira decidiram participar neste desafio “Biodiversidade da Minha Escola” que consiste em documentar a diversidade de espécies que se encontram no recinto escolar e no espaço circundante à escola.
A EB1/JI da Freguesia da Carvoeira situa-se na localidade de Fonte Boa da Brincosa, concelho de Mafra. O ambiente natural desta zona é constituído por mar, e a sua costa, pelo Rio Lizandro, com as suas margens cultivadas, a sua foz, e a área de Floresta litoral. A escola situa-se num local especialmente privilegiado pois tem uma fauna e flora muito diversificadas, sendo uma freguesia onde se respira natureza, que permite caminhar e desfrutar das excelentes paisagens que se vão alterando com as quatro estações do ano. Apenas nesta localidade podemos observar uma das espécies em vias de extinção, a Orquídea Selvagem (Limodorum abortivum,Sw).
1- Levantamento da fauna e flora existentes no recinto escolar e espaços circundantes;
2-Observação das espécies, com registo fotográfico;
3- Trabalho de investigação, recorrendo a vários recursos, tais como internet e livros.
4- Ilustração das espécies observadas;
5- Elaboração da ficha das espécies.
Os alunos participaram com muito entusiasmo nas diferentes etapas do processo. Este projeto foi trabalhado transversalmente nas várias disciplinas curriculares.
É de salientar que durante este trabalho reconhecemos as espécies invasoras e espécies nativas do local, o que contribuiu para a consciencialização acerca da biodiversidade que nos rodeia, bem como para o reconhecimento da necessidade de proteção das diferentes espécies existentes, de forma a tentar ter um papel mais ativo no "combate" ao processo de extinção das mesmas.