Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5ºano
N.º de Participantes:
15 alunos
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha da espécie - Gafanhoto_Rodrigo Viana_5C.pdf
- Ficha de espécie _Tremocilha_Bruno_5c.pdf
- Ficha de espécie_Piracanta_Luísa 5C.pdf
- Ficha de espécie_Sobreiro_Tomás 5C.pdf
- Ficha Espécie_ avoadeira_Rodrigo Martins5C.pdf
- Ficha Espécie_Grevílea_Sara Caridade 5C.pdf
- Ficha-da-especie _Botão de ouro_Lara 5C.pdf
- Ficha-da-especie _Camélia_Luana 5C.pdf
- Ficha-da-especie _Leptosperma_Júlia 5C.pdf
- Ficha-da-especie_marmeleiro japão_Rafaela 5C.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Analisado o regulamento do desafio “Biodiversidade da minha escola” a turma 5ºC na disciplina de CEDART, planificou as ações necessárias para o desenvolvimento do projeto: disciplinas envolvidas; atividades; recursos;...
Partiram para a descoberta da biodiversidade envolvente à escola: jardins, horta, bosque das melífera e das autóctones, pomar, charco pedagógico e ribeiro junto à horta, sendo estes, espaços com grande diversidade para exploração de fauna e flora.
Cada aluno com o seu telemóvel registou com a camara fotográfica, e aprenderam a identificar a espécie selecionada, com auxílio da aplicação móvel iNaturalist. Cada um colheu parte da planta, para depois ser trabalhada na aula de Educação Visual – registo gráfico. Nesta disciplina aprenderam a diferenciar o Ver do Olhar, tendo aprendido a reparar, reconhecer e compreender as formas botânicas. Foram-lhes dadas estratégias para desenvolver a competência do desenho, tendo em conta a forma básica, a luz/sombra, a relacionar tamanhos e posições, e espaço negativo.
Na disciplina de CEDART (Aprender pela Arte) os alunos foram descobrir mais informações sobre a espécie escolhida. Pesquisaram e preencheram a Ficha da Espécie com recurso aos sites (https://flora-on.pt, https://jb.utad.pt/flora e do documento “Insetos em Ordem” Pereira, P.G., Monteiro, E., Vala, F., Luís, C. (2012). Posteriormente realizaram as ilustrações das espécies, com recurso a diversas técnicas e materiais expressivos.
Em simultâneo nas aulas de Ciências Naturais os alunos aprenderam sobre os seres vivos e o meio: diversidade nos animais e nas plantas.
Em Educação Tecnológica aprenderam as características dos materiais – papel; estudo do rosto e projetaram uma mascarilha com elementos decorativos baseados nos elementos da espécie. Construíram a mascarilha, com recurso a materiais reutilizáveis, moldaram, pintaram, recortaram e colaram.
No Dia da Árvore (21 de Março) expuseram os trabalhos, dando a conhecer à comunidade escolar a Biodiversidade estudada.
Ver vídeo da atividade: Exposição sobre a Biodiversidade na escola
https://drive.google.com/drive/folders/1zlc47d5Ywp7dXNCYflscM0zHWVA1TNK2
Nesta fase, nas disciplinas de Português, Inglês e Educação Tecnológica constroem um Herbário com as plantas estudadas. Depois da secagem das plantas numa prensa, realizaram a etiqueta com os dados: localidade da colheita, o habitat e a ecologia, a data, a altitude, o nome do coletor e ainda, uma pequena descrição da planta. A identificação da espécie é também escrita em inglês.
(ver vídeo) https://youtu.be/0Dm0TXXYdFo
A turma continuará a desenvolver o projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo. Para facilitar e promover a observação de espécies, como as aves e os insetos, estão a ser elaborados e colocados comedouros/bebedouros para aves, e a construção e instalação de hotéis de insetos no espaço escolar, permitindo deste modo, o aumento da Biodiversidade na Escola.
(ver vídeo)https://youtu.be/ykqRAB8nyaI
Com este desafio pretende-se sensibilizar para a importância da biodiversidade, identificando as causas da sua diminuição e desafiando para a adoção de práticas individuais diárias que farão a diferença na sua conservação, mostrando assim, que é possível viver em harmonia com a natureza e liderando a mudança para a conservação da biodiversidade.
Os trabalhos dos alunos, ilustrações, fichas de espécies e herbário serão alvo de exposição na escola, no final o ano escolar, para que a comunidade educativa, possa conhecer o trabalho dos alunos e sensibilizar para a preservação da Biodiversidade.