A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os alunos do 9º B antes de aderirem ao desafio já tinham feito o reconhecimento das árvores autóctones e alóctones dos espaços envolventes à escola e dos jardins interiores e exteriores.
Para operacionalizar de forma mais eficiente esta actividade os alunos foram divididos em grupos, e puderam optar por fotografar as espécies encontradas nos jardins da escola, ilustrar e digitalizar as mesmas sem deixar de preencher as fichas das espécies (investigação e pesquisa). Este registo fotográfico foi resultado do trabalho de 4 grupos e depois de devidamente orientados trabalharam de forma autónoma.
Numa perspectiva de aumentar a biodiversidade em torno da escola, outros grupos de alunos desenvolveram actividades paralelas como a elaboração e colocação de comedouros para aves e a construção e instalação de hotéis para insectos.
Toda a turma se envolveu no desafio que permitiu aumentar a sua consciência sobre a necessidade de preservar e regenerar a biodiversidade numa área urbana.