A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1.º ano (6 e 7 anos)

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Os alunos das turmas do 1.º ano de escolaridade e respetivos professores titulares foram convidados a observar e explorar a biodiversidade existente no nosso recreio/colégio e a pesquisar sobre algumas das espécies encontradas.
Em pequenos grupos, foram explorando e encontrando diversos animais que habitam os nossos jardins, tais como pombas, lagartixas, cágados, bichos-de-conta, caracóis, lesmas e formigas. Encontraram também outros animais na sua sala de aula, tais como bichos-da-seda e peixes dourados, que resolveram incluir.
Para além disso, de entre as várias árvores e plantas existentes, deram preferência às roseiras e às ameixeiras, uma vez que estas se encontram em maior quantidade no nosso jardim, quando comparadas com outras espécies.
De seguida, e com a ajuda dos professores titulares tentaram fotografar alguns desses exemplares.
Após o registo fotográfico, fizeram-se pequenos grupos de trabalho que tinham como objetivo fazer a ilustração de uma das espécies encontradas, bem como pesquisar informação sobre a mesma, na internet.
Uma vez recolhida a informação, os professores titulares ajudaram-nos a preencher a respetiva ficha da espécie.