A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1º ciclo

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O Centro social de Bairro possui uma grande área de recreio arborizado, com canteiros de flores nativas criados pelos alunos, e uma quinta pedagógica com um bosque, horta e pomar. Espaços que os alunos frequentam diariamente a brincar. E é a brincar que descobrem a flora e fauna destes espaços e que aprendem a respeitar e a preservar.
Para identificar a fauna e flora que descobrem de forma espontânea, recorre - se à iNaturalis apps e à internet. A informação é registada e exposta no " painel Eco Escolas".
Para o trabalho "A Biodiversidade da minha escola" os alunos escolheram a abelha "Bombus terrestris", porque é visita frequente do rosmaninho que temos nos canteiros, flores silvestres da quinta pedagógica e porque um aluno comunicou que os pais, produtores de mirtilos, compravam ninhos de abelhas bombus para polinizar mirtilos. Esta informação suscitou muita curiosidade e fomos visitar a quinta. Foi possível observar as abelhas a polinizar incansavelmente e a entrar e sair do ninho.
Escolheram a joaninha porque há muito que não frequentava o jardim, mas com os novos canteiros de flores nativas e colocação de hotéis de insetos elas regressaram em força. As joaninhas passeiam nos braços e mãos dos alunos que depois devolvem ao jardim.
No jardim aparecem borboletas brancas e amarelas, mas na quinta pedagógica, as borboletas são acastanhadas e coloridas. A Vanessa atalanta, foi a escolhida, porque os alunos conseguiram observá-la a camuflar.
Os comedouros e bebedouros colocados no jardim, atraíram imensas aves: melros, rolas, alvéolas cinzentas, pombos, poupas e um casal de pegas que todos os dias de manhã cedo percorre o jardim a "petiscar", ao meio dia, vão banhar-se, num bebedouro e ao final do dia comem nos comedouros e voltam a percorrer o jardim. Rotinas que encantam os alunos
O Bosque da quinta pedagógica é composto por carvalhos alvarinhos, pinheiros bravos, castanheiros, sobreiros, dois eucaliptos, tílias e plátanos. Os seus troncos estão cobertos de líquenes verdes e amarelos, indicando o bom ar que rodeia o Centro social. Como o bosque é muito sombrio, é possível observar quase todo o ano cogumelos e vários tamanhos e formas, mas o que chamou mais atenção dos alunos foi o "enganador ametista", pela sua bonita cor.
A descoberta da Biodiversidade da nossa escola continua assim como o nosso contributo para a sua preservação