Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º
N.º de Participantes:
100
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Após o estudo da estrutura e funcionamento dos ecossistemas, nas aulas de ciências naturais, foi
lançada aos alunos do 8º ano a questão “O que conhecem sobre os ecossistemas que podemos encontrar
na escola e na mata em frente à escola”?
As respostas permitiram despertar a curiosidade dos alunos e envolvê-los nesta atividade.
Foi pedido aos alunos que pudessem para instalar a aplicação Seek no telemóvel e ensinaram-nos
a trabalhar com ela para identificar seres vivos até à espécie, treinando com as imagens de seres vivos do
livro de ciências naturais.
Depois efetuámos grupos de trabalho e distribuímos a cada grupo uma pequena área verde, umas
turmas ficaram com espaços verdes dentro da escola, outras turmas ficaram com espaços verdes na mata
em frente à escola. Cada grupo ficou responsável por fotografar seres vivos no seu espaço e tentar identificar
a espécie desse ser vivo, utilizando a aplicação Seek. O objetivo estabelecido foi que cada grupo
identificasse pelo menos cinco espécies. A professora de ciências naturais verificou a identificação efetuada
por cada grupo, uma vez que a aplicação não é perfeita. Por vezes foi necessário recorrer a guias de campo
e vários sites na internet para fazer a identificação a partir das fotografias dos alunos (nem todos tinham
possibilidade de instalar e usar corretamente a aplicação).
Posteriormente, na sala de informática, os alunos pesquisaram na internet várias informações sobre
as espécies identificadas (nomeadamente nome vulgar, distribuição geográfica, estatuto de conservação
ameaças e curiosidades) e registaram-nas nas fichas das espécies, num documento de Google Slides que
a professora partilhou através do Classroom.
A professora deu sugestões de melhoria e depois de todas as correções efetuadas, foram escolhidas
com a ajuda dos alunos as dez fotografias das espécies mais bonitas que deveríamos incluir no trabalho a
apresentar.
Finalmente, na aula de Educação Visual, foi lançado aos alunos o desafio de desenhar as espécies
a partir das fotografias escolhidas.
E assim se concluiu este desafio!