Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
7º ano
N.º de Participantes:
60 alunos
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha-da-especie- aranha.pdf
- Ficha-da-especie- borboleta das couves.pdf
- Ficha-da-especie- escravelho.pdf
- Ficha-da-especie- pardal.pdf
- Ficha-da-especie-andorinha.pdf
- Ficha-da-especie-borboleta.pdf
- Ficha-da-especie-caracol.pdf
- Ficha-da-especie-esperança.pdf
- Ficha-da-espécie-gafanhoto.pdf
- Ficha-da-especie-joaninha.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
No início do 2º período os alunos do 7º ano após tomarem conhecimento da atividade e regulamento do trabalho, eles dividiram-se em grupos de 2 a 3 elementos. Primeiramente, os alunos começaram o trabalho de uma forma lúdica, com recurso ao jogo «Insectos em ordem», afim de aumentarem o conhecimento acerca destes seres vivos. Posteriormente, os alunos em grupo foram para o espaço exterior da escola e fotografaram as espécies que encontraram.
De seguida, os mesmos alunos, com o auxílio de uma app instalada no telemóvel/computador (PlantNet , iNaturalist; Biodiversity4All), ou guias de identificação, observaram e identificaram os animais e plantas existentes no jardim da escola, tendo sempre atitudes de não perturbar nem danificar os seres vivos presentes nesse ecossistema.
Neste contexto, os alunos elaboraram a ilustração de cada espécie, com a técnica do lápis de cor, e realizaram pesquisas para procederem ao preenchimento, em grupo, da ficha de identificação e características das respetivas espécies.