A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O trabalho no âmbito deste desafio, surgiu como continuação do trabalho desenvolvido no ano anterior no âmbito do Desafio: “As aves que nos rodeiam”
A nossa área de estudo é o recinto escolar (espaço exterior) da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa).
O Projeto iniciou-se com a consulta de informação sobre o Desafio no site do Eco-Escolas. Após análise da documentação disponível, iniciámos, as saídas de campo para observação e identificação de espécies. Simultaneamente, monitorizamos os comedouros já construídos e instalados no ano anterior.
Numa fase seguinte, construíram-se mais comedouros (diferentes dos já colocados) e dois abrigos para répteis e anfíbios.
Como no ano passado, já tínhamos identificado e caracterizado várias espécies de aves, este ano procuramos direcionar a nossa atenção para a flora, répteis, anfíbios e insectos… Para além da observação, sempre que possível, as espécies foram fotografadas.
Relativamente aos comedouros, apesar de ainda não conseguimos tirar muitas conclusões, verificámos que houve uma preferência por comedouros que estavam fixos relativamente aos que estavam pendurados (estes balançavam). Verificámos esta questão através da comida que não chegava a ser consumida. No entanto, ficamos com a ideia de que não são muito utilizados. Relativamente aos abrigos para répteis e anfíbios, também temos alguma dificuldade em perceber se vieram contribuir para um aumento das espécies, pois não chegámos a observar nenhuma espécie a usufruir destes.
Após a identificação das espécies, iniciou-se a fase da caracterização de cada uma das com o preenchimento da ficha da espécie. Para isso, procedemos a várias pesquisas na internet e consulta de guias de identificação. Consideramos esta fase, uma fase bastante enriquecedora, uma vez que nos permitiu aumentar o nosso conhecimento sobre as espécies mais comuns na nossa escola, mas também da nossa região. Todas estas tarefas foram desenvolvidas a pares.
Não sendo possível ilustrar todas as espécies identificadas, foram ilustradas apenas algumas.
Numa última fase (apesar de, no próximo ano, queremos continuar com este projeto), cada par de alunos, idealizou a divulgação de todo o trabalho desenvolvido ao longo do projeto. Procuramos ser criativos e inovadores.