A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Jardim de infância da Castanheira (Águeda)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
educação pré escolar

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O espaço que circunda o estabelecimento do JI está rodeado de floresta de pinhal, eucalipto, acácia, carvalhos e terrenos agrícolas, sendo assim um espaço com alguma riqueza para exploração da biodiversidade em fauna e flora. Ao longo do ano, são muitas as saídas ao meio, para exploração dos sentidos, no conhecimento do que nos rodeia. Há sempre coisas novas a descobrir e outras que já descobrimos e voltamos a descobrir. Assim foi fácil as crianças se sentirem motivadas para este trabalho que, para além dos registos gráficos e dos fotográficos, já habituais, foi iniciada a construção de um herbário. As escolhas das espécies relacionadas com a flora foram escolhidas a partir do herbário e as da fauna com os animais que conseguimos observar no espaço e de que mais gostamos. Assim, foram selecionadas na flora a carqueja, a erva doce e o alecrim e na fauna a Joaninha, a abelha e a alvéola branca que ao longo do dia nos visita diariamente. Os conhecimentos que a criança já tem sobre a natureza já são alguns, assim partiu-se do que já sabiam e fomos, por pesquisa em manuais e internet ver se havia mais alguma coisa que não sabíamos. Ainda contamos com a ajuda da Câmara municipal, para um workshop sob abelhas que muito nos agradou e onde aprendemos mais algumas coisas. Para o trabalho final, as crianças, e em grande grupo, escolheram as fotografias e as representações gráficas para o mesmo e as crianças mais velhas colaboraram na seleção e registo da informação.
O grupo é pequeno (9) e todas as crianças estiveram envolvidas no trabalho, de acordo com as suas capacidades e escolhas. As fotos das abelhas tirámos no jardim da casa da vizinha do Jardim de infância onde vamos lá muitas vezes observar as árvores de fruto e alguns insetos. A ave é mais difícil de fotografar perto por não se ter uma boa máquina fotográfica.
Este trabalho será anexado a um já elaborado na exploração da obra literária A Orquestra dos Animais, porque é um fio de uma Teia que se inicia no começo do ano letivo e onde os fios do conhecimento se vão cruzando e criando aprendizagens com sentido. O registo para divulgação é só o culminar da construção da Teia.