A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A descoberta da fauna e da flora são sempre temáticas muito aliciantes e que inferem muito entusiasmo e implicação das crianças despertando a sua curiosidade e interesse.
Munidos de lupa fomos ao longo do ano, observando diferentes espécies que temos na escola e nos espaços exteriores articulando transversalmente com outros saberes das diferentes áreas de conteúdo. Era meu objetivo trabalhar a interdisciplinaridade/ambiente de forma transversal ao currículo.
O queríamos saber, por exemplo no caso da lagartixa:
-importância do SOL para a vida, em termos gerais e em particular, no caso, para o lagarto/lagartixa (projeto Rato da Biblioteca/interdisciplinar AEOS);
-em termos da Biodiversidade na Minha Escola pesquisar e aprender sobre a lagartixa/répteis(temos muitos na escola quando chega o tempo mais quente)- Conhecimento do Mundo e Eco-Escolas;
-no âmbito da ARTE/arquitetura explorando Antoni Gaudi arquiteto da Sagrada Família em Barcelona, mais propriamente o ícone do Lagarto, do Parque Guell.
Esta metodologia foi a utilizada para as diferentes espécies observadas.
Trabalhamos em articulação e transversalidade de saberes as diferentes espécies e no caso da lagartixa foi, também, a personagem do livro das lengalengas escolhida para o Desafio No Dia Mundial do Livro o Amarelo é a Cor das Histórias.
Como fizemos?
-Registámos no mapa o que sabíamos e o que queríamos saber sobre as lagartixas e as restantes espécies selecionadas;
-Pesquisamos informações sobre as espécies observadas na internet no computador;
-Vimos pequenos vídeos sobre as mesmas;
-Pesquisamos em livros/enciclopédias, na revista Dá a mão à Floresta e selecionámos a informação;
-Jogámos jogos alusivos;
-Registámos o que aprendemos e partilhamos em grande grupo as aprendizagens.