Jardim de Infância de Cruzes (Felgueiras)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
Pré escolar
N.º de Participantes:
33
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
- Saída até ao monte.pdf
- Folhas.pdf
- Visita ao pomar.pdf
- Dia Nacional da Floresta Autóctone.pdf
- História plantar um beijinho.pdf
- Dia Mundial dos Oceanos.pdf
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha-da-especie aveleira.pdf
- Ficha-da-especie Carvalho.pdf
- Ficha-da-especie azevinho.pdf
- Ficha-da-especie medronheiro.pdf
- Ficha-da-especie suculentas.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
O Jardim de Infância de Cruzes, Idães situa-se numa vila onde podemos aceder facilmente a um monte com eucaliptos, pinheiros, sobreiros entre outros. Do recreio do Jardim também se avista um pomar com macieiras, laranjeiras, pessegueiros e vinha cujo dono colabora com o Jardim e que podemos visitar nas várias fases de maturação dos frutos.
Ao longo do ano, as oportunidades de sair para visitar e explorar o meio circundante despertando nas crianças o poder de observação, de apreciação da natureza e de expansão dos sentidos.
Este trabalho de exploração/contacto com a natureza já vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, por isso, os conhecimentos que as crianças já têm são alguns, assim partimos do que já sabiam e fomos pesquisando (livros, revistas, internet) outras informações.
Nos últimos anos, no Dia Nacional da Floresta Autóctone temos pedido exemplares de árvores à Câmara Municipal o que já nos permite ter uma variedade razoável. Este ano, a vereadora da Educação veio contar a história “A árvore generosa” e ajudar-nos a plantar as espécimes oferecidas.
A par deste trabalho não deixamos passar em vão o dia 20 de maio, Dia Mundial das Abelhas e Dia Europeu do Mar, assim como, o dia 8 de junho Dia Mundial dos Oceanos.
Para finalizar o ano visitamos uma quinta pedagógica onde, duma forma muito lúdica, pudemos juntar a informação recolhida com o contacto com animais, plantas e uma oficina de barro.