A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Aquilino Ribeiro (Viseu)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Sala 2 do Jardim de Infância e 4º ano turma A

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Com o objetivo de conhecer a biodiversidade do espaço envolvente da escola, fez-se a observação, pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações da fauna e da flora existentes, contribuindo assim para a ligação à natureza, conhecimento da diversidade das espécies, promovendo uma aprendizagem ativa, tendo por base as três áreas também contempladas nas Aprendizagens essências de Estudo do Meio - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
O projeto foi desenvolvido ao longo do ano, no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Português e Educação Artística.
Foi utilizada a seguinte metodologia:
- Sessões de observação da natureza;
- Caminhada na natureza,
- Captura de imagens;
- Identificação das espécies;
- Pesquisa;
- Elaboração e preenchimento de uma ficha de espécies;
- Ilustrações das espécies identificadas.
Os alunos constataram a diversidade de fauna e flora existentes, nomeadamente: caracóis, joaninhas, lagartixas, formigas, algumas espécies de árvores como o ácer, ameixoeira de jardim, bétula e liquidâmbar.
Todos os alunos se envolveram de uma forma muito ativa no projeto, mostrando interesse, empenho e motivação.
Com este tipo de abordagem aos temas, os alunos ficaram mais sensibilizados para a preservação das espécies e o cuidado do planeta.