A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

Tema da Aula:
– A biodiversidade da minha escola

Introdução:
A aula consiste na descoberta e análise de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que se poderão encontrar no recinto escolar da escola. A metodologia a utilizar é o Project-Based Learning ou PBL, que tem como propósito promover: - o desenvolvimento do conhecimento dos alunos sobre os ecossistemas da escola em termos de fauna e flora; - o envolvimento dos alunos no reconhecimento específico da sua área local, bem como na identificação de espécies com recurso a plataformas online; - a utilização dos meios digitais de forma eficaz e eficiente para comunicar as informações pesquisadas, selecionadas e adquiridas, assim como as experiências vividas e o respetivo sentido crítico. A realização das atividades far-se-á de forma colaborativa, com distribuição de tarefas por cada elemento do grupo.
Far-se-á ainda um trilho de aprendizagem utilizando as aplicações iNaturalist / Biodiversity4All), Lens e PlantSnap para identificar as espécies constantes do percurso previamente definido. A seguir, terá lugar o tratamento da informação adquirida e o preenchimento da ficha de espécie para cada espécie.
Neste âmbito, a função do professor é:
• Fornecer orientações sobre a utilização dos dispositivos móveis e tecnologias digitais com o objetivo de desenvolver a literacia digital;
• Promover as capacidades de pesquisa online e offline e de identificação das espécies;
• Orientar os alunos durante o desenvolvimento das atividades;
• Colaborar no processo através da dinamização das atividades ao longo do tempo;
• Avaliar o trabalho dos alunos através de uma permanente monitorização, seja por solicitação dos mesmos ou quando for necessário.
A função do aluno é:
• Investigar, partilhar, interagir e construir o seu próprio conhecimento de forma ativa, durante o processo, pois uma parte do projeto será desenvolvido fora da sala de aula, com recurso às tecnologias, promovendo assim o trabalho autónomo de pesquisa e de seleção de informação;
• Contribuição para a identificação e resolução de problemas referentes ao meio ambiente, mais especificamente, o recinto escolar.

Ano de Escolaridade:
5º ano

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Os objetivos a atingir pelos alunos são:
• Reconhecer a fauna e flora que existe no recinto escolar;
• Reconhecer a diversidade de espécies existentes no mesmo espaço;
• Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que existem no espaço escolar;
• Identificar espécies da fauna e flora;
• Reconhecimento do nome comum e do nome científico das espécies;
• Adotar atitudes responsáveis na promoção da sua cidadania ativa e pensamento crítico na preservação e conservação das espécies;
• Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo, com recurso a dispositivos móveis.
Em relação aos conhecimentos e competências a adquirir previstas nas Aprendizagens Essenciais para Ciências aturais do 5º ano, o aluno deve ser capaz de:
• Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
• Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local;
• Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
• Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.

Duração da aula:
4 tempos de 45 minutos

Plano de Aula completo: