Brigada #AMARoMAR | Trabalhos

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:

Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A propósito do tema dos projetos curriculares das turmas do 5º ano – O Mar, que já tinham iniciado com visitas de estudo à praia para observação de seres vivos marinhos, e onde a bióloga que os acompanhou lhes fez uma primeira abordagem sobre o problema do plástico no mar e impactos para estes seres vivos, os alunos assistiram ao webinar # AMARoMAR e, esta questão do lixo no mar ficou no ar…
No Dia Mundial das Zonas Húmidas, a 2 de Fevereiro, levamo-los a participar numa limpeza costeira, na Ria de Alvor, onde participaram em jogos sobre o tema e fizeram a recolha, a contabilização e a análise de todo o lixo recolhido. A questão sobre as suas origens e de como ajudar a resolver o problema do lixo marinho, foi-lhes colocada logo aí.
Em Cidadania, Ciências e Educação Tecnológica, disciplinas em que este tema está relacionado com os conteúdos, viram-se vídeos sobre o impacto do plástico no mar e foram-se desencadeando debates sobre esta questão, de este facto ser um problema, porquê, e porque lá aparece.
Colocou-se então a questão do que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos.
Convidamos, nesta sequência, um técnico da empresa que faz a recolha seletiva dos resíduos na nossa cidade, que lhes falou na gestão dos resíduos e, em particular, do plástico. No destino dos resíduos que são separados e, do impacto que aqueles que vão para o chão e acabam por ir parar ao mar podem ter na vida e ecossistemas marinhos o que, aliás, já tinham ouvido durante a limpeza costeira realizada na Ria de Alvor, por parte da bióloga que a promoveu e dinamizou, no desenvolvimento das várias atividades lúdicas que aí desenvolveram precisamente sobre este problema.
Ficaram, cada vez mais, sensibilizados para esta questão e deu-se início aos trabalhos de grupo sobre a problemática. Colocou-se, a partir daí, a questão dos resíduos encontrados no chão da escola.
Decidiu-se então com eles e a este propósito, realizar recolhas do lixo existente, no recinto exterior da escola, pelo que se acabou por adaptar a grelha de monitorização e, estender as recolhas a outras turmas do 6º ano e do 3º ciclo que também o quiseram fazer. Foram-se realizando várias, regularmente, com os alunos das várias turmas e anos.
Recolheram e identificaram na grelha todos os resíduos recolhidos, separaram estes resíduos recolhidos e contabilizaram-nos por “tipos”.
Na disciplina de Matemática, foram tratados os resultados e os alunos, dentro do conteúdo estatística, realizaram os gráficos que ilustram as diferentes percentagens dos resíduos que encontraram em maior número.
Faltava encontrar a maneira de alertar todos, na escola, para este problema e decidiram expor os resultados através do painel, que ficará no recinto exterior, local onde se encontra a maior quantidade de resíduos no chão.
Fez-se então o painel, que apresenta os resultados obtidos e que, em exposição, dará a conhecer a toda a comunidade o que se passa na escola e a “recorda” de que tudo o que vai parar ao chão pode acabar no mar.
Finalmente, os alunos realizaram pequenas entrevistas na comunidade escolar, a partir de um breve questionário por eles elaborado, com as perguntas que foram sugeridas na metodologia deste projeto e, com as imagens recolhidas das várias ações de limpeza efetuadas, realizaram pequenos vídeos em grupo.
Este projeto está ainda em fase de avaliação, já que os questionários finais às turmas participantes ainda estão a decorrer. No entanto estas turmas tiveram já a oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos numa atividade realizada na praia onde, através de jogos, os puderam evidenciar.
Pensamos que ao desenvolver este projeto, em que alunos de várias turmas foram convidados a conhecer o problema e a participar ativamente, através das metodologias atrás descritas, foram atingidos os objetivos propostos, bem como aplicadas estratégias de intervenção, na escola e na comunidade, relacionadas com o tema e que o ajudarão a minorar. Este projeto foi também divulgado aos Encarregados de Educação, por intermédio da associação de pais, para que participassem em limpezas com os seus educandos, nas várias praias do Concelho.

Quilómetros percorridos (km):
1

Peso recolhido (kg):
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