Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)
Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:
Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:
Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Memória Descritiva – Brigada #AMARoMAR
Sendo a escola um local privilegiado para promover a mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, torna-se necessário o desenvolvimento de projetos que favoreçam práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental. Esta temática precisa de ser trabalhada devido à sua pertinência, cada vez maior, uma vez que a geração atual vivencia o problema da escassez de recursos naturais e da degradação do meio ambiente.
As crianças e os jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão do mundo - estará nas suas mãos fazer escolhas para preservar o planeta. Para isso, no entanto, precisam de conhecer tanto as causas e consequências do problema como também entender as ações que permitirão usufruir dos recursos naturais em harmonia com o meio ambiente.
Assim, este projeto enquadra-se perfeitamente na Escola, com ações impulsionadoras da sustentabilidade na nossa comunidade educativa, visando a promoção de valores, recorrendo a um conjunto diversificado de práticas e ensinamentos focados na questão dos Oceanos.
Surgiu então um projeto aglutinador no âmbito do CTA/DAC (Conselho de Turma em Ação/Domínios de Autonomia Curricular), em articulação com os Programas Escola Azul e Eco-Escola, aliado ao tema do Projeto Educativo do Agrupamento (Educar com afeto, construindo o futuro) e que pretendeu alertar para as questões o lixo marinho, através da monitorização e recolha dos resíduos na praia; na comparação dos dados ao longo do tempo; na comunicação e apresentação dos resultados; no envolvimento da escola e comunidade em todo o projeto. Pretendeu colaborar na mitigação deste problema e contribuir para preservar a biodiversidade do maior bioma da Terra – o Oceano -, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimento.
O projeto envolveu os seguintes intervenientes:
Professores Coordenadores:
Equipa Eco-Escolas; Escola Azul; Teresa Seixas (Ciências Naturais).
Professores Dinamizadores:
Pedro Delgado (coordenador Escola Azul); Teresa Seixas (Ciências Naturais);
Lourdes Quental (Físico-Química); Elsa Caeiro (Matemática); Rebeca Bixirão
(Português); Ana Loução (Ed. Física); Paula Caldeira (Ed.Visual); Florinda Caxias
(Cidadania e Desenvolvimento).
Professores Colaboradores:
Albertina Vieira (coordenadora Programa Eco-Escolas); Patrícia Rodrigues (equipa
Eco-Escolas e Clube AR.C.A.); Ana Janela (recolha e edição de imagem).
Alunos colaboradores:
João Pinela (recolha e edição de imagens - Clube Fotografia); alguns alunos do 9.ºD
e do 9ºE (seleção, separação e contabilização do lixo marinho recolhido).
Alunos envolvidos:
Turmas do 8.º C (22 alunos) e do 8º. D (22 alunos)
Entidades Exteriores/ Parceiros:
Câmara Municipal de Sesimbra - Divisão de Educação e Ambiente: transporte
escolar (visitas de estudo, limpezas de praias, sessões de sensibilização
ambiental) e apoio na dinamização de atividades.
ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida – sessões de sensibilização sobre a preservação da água e preservação dos Oceanos.
NECA - Núcleo de Espeleologia da Costa Azul – palestras sobre o Oceano e as alterações climáticas e organização/dinamização de visitas a praias de Sesimbra (Ribeira do Cavalo, Lagoa de Albufeira).
Museu do Mar Sesimbra - dinamização de sessão de sensibilização ambiental sobre o lixo marinho/ biodiversidade marinha da região.
Programa Eco-Escolas/ ABAE - fornecimento dos kits brigada #AMARoMAR.
Escola Azul - divulgação das atividades realizadas.
Este projeto no âmbito da temática dos “Oceanos”, está enquadrado na Flexibilidade e Autonomia Curricular de 8.º Ano, no CTA/ DAC turmas C e D e teve como objetivos:
Promover a mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente no geral e em particular, nos Mares e Oceanos;
Preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais;
Fomentar a construção de uma Literacia Ambiental nos nossos alunos,
Dotar os nossos alunos de uma consciência ambiental ativa expressa numa cidadania informada, responsável, inclusiva e pró-ativa;
Criar/Dinamizar projetos que favoreçam práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental;
Consolidar aprendizagens e conhecer a biodiversidade marinha local;
Consolidar práticas quotidianas de Cidadania pró-ativa em prol do Ambiente;
Trabalhar em interdisciplinaridade, integrando o currículo na articulação com projetos e com a colaboração das entidades parceiras;
Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências;
Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa;
Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema.
Este projeto foi realizado em 3 fases:
1ª Fase - preparação:
Os alunos participaram numa palestra dinamizada pela ENA referente ao lixo marinho e as suas consequências. Posteriormente, nas disciplinas de Português e Ciências Naturais, realizaram um trabalho de pesquisa (investigação de grupo) acerca desta temática, com posterior debate, em turma, onde se assumiu um compromisso de mudança/ melhoria de atitudes.
Foi promovida uma palestra com o NECA sobre o Oceano e as alterações climáticas.
Em Assembleia de Turma, foram selecionadas as praias onde iriam recair as ações do projeto Brigada #AMARoMAR. Foram escolhidas duas praias: Praia do Ouro, Sesimbra e Praia da Lagoa de Albufeira.
Em Cidadania e Desenvolvimento, realizou-se um debate sobre toda a problemática do lixo marinho.
Na disciplina de Ciências Naturais, foi organizada, debatida e planificada, em sala de aula, a forma como iria decorrer a limpeza das praias selecionadas (localização específica; área; lixo marinho a recolher de acordo com a “ficha de registo” e a “tabela de origens e exemplos”; material a utilizar na recolha; orientação para a recolha de imagens)..
Visita de estudo ao Museu Marítimo de Sesimbra, onde os alunos assistiram a uma palestra sobre a biodiversidade marinha da região e sobre a problemática do lixo marinho e o seu tempo de decomposição.
Visita de estudo ao Oceanário de Lisboa para os alunos conhecerem a biodiversidade marinha.
2ª Fase - Brigada #AMARoMAR em ação
Em cada uma das praias selecionadas, foram desenvolvidas as seguintes ações, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra:
1 - Localização, segundo as coordenadas GPS, do local e delimitação da área a intervencionar;
2 - Recolha, com recurso aos kits fornecidos, do lixo marinho existente na área definida;
3 - Recolha de imagens (fotos e vídeos) e registo áudios;
4 - Observação da biodiversidade local;
5 - Preenchimento da primeira página da ficha de registo (identificação local);
6 - Na escola, procedemos à seleção, separação e contabilização do lixo marinho recolhido - parte foi utilizado na elaboração de painéis de divulgação e o restante foi colocado nos Ecopontos respectivos e contentores para resíduos indiferenciado; preenchimento da ficha de registo com os resultados da ação.
3ª Fase - Alerta Brigada #AMARoMAR
Procedeu-se à análise e tratamento dos dados recolhidos, com a colaboração da disciplina de matemática (em Microsoft Excel).
Foram construídos e expostos dois painéis, um para cada local de recolha, utilizando materiais reutilizáveis (redes de pesca, cartão, lã usada) e o próprio lixo recolhido. Estes painéis contém informação relativa à quantidade, origem, tipo e tempo de decomposição do lixo marinho recolhido.
As turmas do pré-escolar e 1º ciclo foram convidadas a visitar e a explorar os painéis expostos.
Serão promovidos debates, na última semana de aulas, no âmbito desta temática, incidindo sobre a origem e quantidade de lixo marinho recolhido, alertando assim a comunidade educativa para esta problemática tão atual e urgente de mitigar.
Este projeto será devidamente divulgado no site da escola (www.aeqc.net), num artigo, a ser publicado no Público Azul e em outras redes sociais.
Os alunos realizaram um vídeo-síntese do projeto, sob a forma de documentário, a ser submetido a este concurso e que refletiu todas as etapas/ações do mesmo.
Relativamente à avaliação deste projeto, a mesma está a ser efetuada (segundo rubricas de avaliação) no âmbito do CTA/DAC. Os participantes irão proceder ao preenchimento de um questionário (Google Forms), a disponibilizar na plataforma Classroom, que será posteriormente analisado e incluído num balanço final a deixar expresso nas atas de conselhos de turma de avaliação de final de ano letivo.
Foi feita uma apreciação muito positiva do trabalho desenvolvido, até ao momento, no âmbito deste projeto, considerando-se que o mesmo foi de grande importância, para a concretização dos objetivos pretendidos.
Nota importante: Todo o trabalho foi desenvolvido em duas praias, no entanto só permite a submissão de uma ficha de monitorização de uma praia.
Quilómetros percorridos (km):
4 Km
Peso recolhido (kg):
6,9 Kg