Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:
Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados:
Vídeo até 90 segundos que sintetize o projeto:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O Projeto Brigada #AMARoMAR foi desenvolvido no âmbito do Plano de Ação Eco Escolas, ao longo de todo o ano letivo, sendo as atividades nele inseridas dinamizadas por oito professores e por alunos de oito turmas e do Clube Eco Escolas. Na sua implementação, foram envolvidos alunos e professores de três Projetos Erasmus+ de escolas dos seguintes países:
Projeto Erasmus+ Heal The Sea: Portugal (Lisboa); França (Ilha da Reunião); Itália; Roménia; Turquia;
Projeto Erasmus+ HIGEM: Espanha, Eslováquia, Malta, Polónia e Lituânia;
Projeto Erasmus+ Let Me Show You Around: Estónia, Letónia, Grécia, Itália.
A Fase 1 do Projeto, incluiu pesquisa sobre os resíduos, em geral, e o lixo marinho, em particular.
Os alunos que frequentam o Clube Eco Escolas, pesquisaram sobre os resíduos, em geral, centrando o seu trabalho no plástico: colocaram baldes de recolha seletiva de plástico e metal nos espaços interiores e exteriores da escola e realizaram um vídeo sobre a importância da separação dos plásticos, o principal poluidor dos oceanos (FOTO 1).
Para a realização de duas vídeorreportagens sobre o lixo marinho, os alunos pesquisaram as suas fontes e consequências, assim como as soluções para este flagelo, e entrevistaram a Professora Paula Sobral, da APLM, a propósito dos microplásticos (FOTO 2).
As pesquisas que decorreram nas aulas de Geografia, Área de Integração e Inglês, envolvendo os alunos do 12ºFG, tiveram como resultado a apresentação “Marine Litter”, discutida com os parceiros do Projeto Erasmus+ Let Me Show You Around, antes da realização da ação de limpeza de praia que teve lugar em novembro. Esta foi uma das atividades integrantes do Workshop “Raising awereness”, no qual o grupo de parceiros discutiu as causas e as consequências do lixo marinho, assim como a importância da mudança de comportamentos (FOTO 3).
Também os alunos envolvidos no Projeto Erasmus+ Heal The Sea pesquisaram sobre o lixo marinho, para apresentação na programação da Rádio Genial, a nossa rádio escolar.
Antes das ações de limpeza de praia, os participantes foram esclarecidos sobre as recomendações e os cuidados a ter, assim como sobre as grelhas de registo. No caso da limpeza de novembro, a grelha foi traduzida para Inglês e nela foram incluídas fotos dos resíduos, para uma melhor identificação por parte dos parceiros dos outros países.
No decorrer da 2ª Reunião do Conselho Eco Escolas, a representante do Município, deu a conhecer as formalidades a cumprir para licenciamento das ações de limpeza de praia, que foram atendidas na limpeza que decorreu em abril e serão nas subsequentes:
- solicitação de um pedido de parecer à Capitania do Porto do Douro;
- preenchimento de formulário para a C. M. Gaia;
- após deferimento, informação do Comando Local da Polícia Marítima do Douro e contacto do Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia (CEAR).
Nesta última ação de limpeza de praia, os alunos levaram os materiais integrantes do Kit Brigada #AMARoMAR.
A Fase 2 do Projeto incluiu várias ações de limpeza de praia, assim como uma deslocação à praia para realização de filmagens.
No total, realizaram-se quatro ações de limpeza de praia, todas em hora de baixa-mar, de acordo com a Tabela de Marés da APDL:
19-11-2021 – praia da Aguda – Projeto Erasmus+ Let Me Show You Around (FOTO 4) (com grelha de registo traduzida; resíduos recolhidos pela empresa municipal Águas de Gaia; transporte cedido pela C. M. Gaia). Esta saída incluiu a visita à Estação Litoral da Aguda onde os participantes ficaram a conhecer as espécies que se encontram na foz das ribeiras de Gaia e no mar, junto à costa.
03-02-2022 – praia da Aguda – Projeto Erasmus+ HIGEM e Clube Eco Escolas (FOTO 5) (sem grelha de registo; (resíduos recolhidos pela empresa municipal Águas de Gaia; transporte cedido pela C. M. Gaia);
13-04-2022 – praia de Valadares – Professores (sem grelha de registo; resíduos levados para a escola para integrarem o workshop “Ocean Sustainability” e para elaboração de um painel; transporte privado);
29-04-2022 – praia de Valadares – Clube Eco Escolas (FOTO 6) (com grelha de registo; resíduos depositados no ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados; transporte público).
Em dezembro, teve lugar uma deslocação à praia, no âmbito do Clube Eco Escolas, para realização das filmagens para a vídeorreportagem “O Lixo Marinho Não Nasce no Mar”.
A Fase 3 do Projeto incluiu o tratamento e análise dos dados registados nas tabelas no decorrer das ações de limpeza de praia de novembro e de abril.
Relativamente à elaboração e um painel, decidimos que o tema não seria a quantidade de resíduos por tipologia, dado que esse foi o tema do painel que elaboramos no ano letivo anterior e que as quantidades se mantêm sensivelmente as mesmas. Assim, decidimos que o painel deste ano teria como tema um tipo de resíduos que muito nos tem vindo a incomodar: os artigos sanitários.
No workshop “Ocean Sustainability” (FOTO 7), cujo público-alvo foram os parceiros do Projeto Erasmus+ Heal The Sea, aquando da mobilidade à nossa escola, foram exibidos os principais tipos de resíduos recolhidos, identificadas as respetivas origens e comparadas as suas quantidades.
Esta atividade teve dois momentos:
- na primeira parte, os participantes foram convidados a limpar uma “praia” e a categorizar os resíduos recolhidos, além de identificarem os que se encontram com maior frequência. Foi discutida a origem dos diferentes tipos de resíduos e de que forma estes se transformam em lixo marinho. Constatou-se que os hábitos e as leis variam de país para país. Em Itália, por exemplo, sempre que o cliente pede um café, este vem sempre acompanhado por um pequeno copo de plástico com água;
- na segunda parte, os participantes refletiram sobre as consequências do lixo marinho, com destaque para atividades de simulação de aprisionamento e ingestão de plástico.
O workshop terminou com a elaboração de um painel de compromisso coletivo, subordinado ao tema “Take action: To reduce marine litter, I commit myself to…”
Paralelamente ao workshop, esteve patente uma exposição (FOTO 8) com itens recolhidos aquando das limpezas de praia realizadas.
A comunicação respeitante à temática do lixo marinho realizou-se, por exemplo, através da Rádio Genial (FOTO 9), a nossa rádio escolar. A foto abaixo ilustra o programa em que foi abordado o aumento dos resíduos descartáveis, em virtude da pandemia.
A divulgação passou também pela vídeorreportagem “O lixo marinho não nasce no mar”, que aborda com clareza esta problemática, esclarecendo o conceito de lixo marinho, os seus tipos, fontes, consequências e soluções.
A vídeorreportagem “O lixo marinho não nasce no mar” (FOTO 10), recebeu o 2.º prémio no Concurso Nacional de Curtas Metragens “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IP. e o Prémio Reportagem do Mês de Janeiro do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente. Foi amplamente divulgada nas redes sociais do IPDJ e do Agrupamento de Escolas de Canelas.
Esta vídeorreportagem constitui um recurso pedagógico que já foi, e continuará a ser, utilizado, por exemplo, nas aulas de Geografia, nas temáticas relacionadas com o mar no 7.º e no 9.ºano.
Finalmente, a ação da Brigada #AMARoMAR terminou com a exposição do painel sobre o lixo sanitário, patente no átrio da escola, que não deixa ninguém indiferente. As turmas do 7º ano, acompanhadas pelo professor de Geografia, visitaram esta pequena exposição, estabelecendo-se um debate sobre os comportamentos e a sua relação com o lixo marinho. De leitura imediata e graficamente apelativo, este painel, elaborado no âmbito do Clube Eco Escolas, deixa bem clara a mensagem respeitante à responsabilidade individual na origem do lixo marinho.
Paralelamente, o vídeo-síntese das atividades da Brigada, encontrou-se a passar no circuito interno de TV.
Relativamente à avaliação deste Projeto, os alunos e professores integrados em Projetos Erasmus+ preencheram um questionário sobre as atividades implementadas em cada mobilidade e, inequivocamente, as que se relacionaram com o lixo marinho, acolheram a preferência dos mesmos, com grande destaque para os workshops “Raising awareness” e “Ocean Sustainability”, dinamizados pelas coordenadoras Eco Escolas.
No Programa INOVAR, onde as atividades que integram o Plano Anual de Atividades são lançadas, foi preenchida a avaliação relativa às ações de limpeza de praia, com feedback muito positivo.
As turmas de sétimo ano, que se encontravam a abordar o tema do litoral na disciplina de Geografia, também tiveram uma questão no teste de avaliação relacionada com os comportamentos individuais responsáveis pelo lixo marinho, após a visita ao painel exposto.
Tendo em consideração o elevado número de elementos envolvidos diretamente em atividades da Brigada #AMARoMAR, na ampla divulgação das mesmas, inclusive além-fronteiras, assim como o diversificado leque de atividades desenvolvidas, e as quatro ações de limpeza de praia realizadas, e o elevado alcance dos materiais produzidos, consideramos que o balanço do trabalho desenvolvido neste âmbito é francamente positivo.
Através do Projeto Brigada #AMARoMAR, procurou-se informar e, sobretudo, promover a mudança individual de comportamentos no sentido de minimizar o problema do lixo marinho, cuja origem está nas atividades humanas, sobretudo em terra. Porque a ação de cada um conta!
Turmas
12ºF (Let Me Show You Around)
12ºG (Let Me Show You Around)
11ºA (Heal the Sea)
10ºA (Clube Eco Escolas – G1)
9ºA (Heal the Sea – Rádio Genial)
7ºJ (HIGEM)
7ºH (HIGEM)
7ºI (Clube Eco Escolas – G2)
Docentes
Ana Cristina Fernandes | Odete Melo (Coord. Eco Escolas)
Armanda Oliveira (Rádio Genial)
Cristina Lima (Coord. Heal The Sea)
Paula Aires (Coord. HIGEM)
Sara Lucas (Coord. Let Me Show You Around”)
Yara Oliveira (Equipa Eco Escolas)
Rosário Castro (Equipa Eco Escolas)
Quilómetros percorridos (km):
2
Peso recolhido (kg):
40