A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2º, 3º e 4º anos de escolaridade

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Perspetivando a inclusão do tema Biodiversidade no nosso currículo, fizemos uso do projeto de autonomia e flexibilidade curricular para, através dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), abordar transversalmente esta temática. Nesse sentido, os temas a implementar, ao longo do ano letivo nos DAC, foram escolhidos de acordo com as temáticas do programa Eco-Escolas. Esta metodologia de trabalho, teve o condão de envolver ativamente toda a comunidade escolar nos princípios da educação ambiental.
Em jeito de contextualização e como ponto de partida, foi explorado o conceito de biodiversidade, realizaram-se algumas ações de sensibilização aos alunos, a saber: “Viagem pela Biodiversidade" e “Vamos restituir vida à serra”, promovidas pela Câmara Municipal do Funchal e “Ilhas: Ecossistemas únicos”, dinamizada pela SPEA, bem como algumas visitas de estudo ao Parque Ecológico do Funchal e ao Jardim Municipal do Funchal. Depois de assimilado o conceito e percebida a importância da biodiversidade e da preservação de todas as espécies, deu-se início ao trabalho prático.
Nas aulas do clube Eco-Escolas, foram realizadas visitas de observação e exploração da fauna e flora existentes no jardim e horta da escola. Depois de os alunos terem tido oportunidade de observar diversas espécies, procederam à escolha de cinco espécimes diferentes a estudar.
O conhecimento sobre as espécies escolhidas foi aprofundado através de pesquisas online e da consulta de enciclopédias existentes na biblioteca escolar. Depois de recolhida a informação considerada necessária, os alunos deram início à elaboração do seu Caderno de Campo.
A abrangência deste desafio pela comunidade educativa foi tal, que até as Assistentes Operacionais contribuíram ativamente com a elaboração de placas de identificação das espécies no jardim, reutilizando materiais e resíduos.

Envolvimento dos alunos:
O tema da biodiversidade foi desenvolvido por todas as turmas do 1º ciclo, realizando trabalhos nas diversas áreas curriculares. Neste desafio em particular estiveram envolvidos os alunos do Clube Eco-Escolas, num total de 30 alunos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Como resultado da visita de estudo ao Parque Ecológico, no âmbito dos conteúdos programáticos do Estudo do Meio, e das ações de sensibilização realizadas, em que os alunos ficaram a conhecer melhor as espécies endémicas da ilha da Madeira, surgiu a ideia de, fazendo-se uso das TIC, aprofundar conhecimentos acerca da temática. A informação recolhida motivou os alunos a realizarem vários trabalhos sobre o tema. Estabelecendo-se a ponte com o português e relembrando a ordem alfabética, a propósito das competências de pesquisa no dicionário, as ilustrações realizadas pelos alunos foram compiladas para elaborar um alfabeto ilustrado da biodiversidade da Madeira. Ainda no âmbito do português, os alunos elaboraram textos criativos sobre a temática “Se eu fosse…” (uma das espécies abordadas). Os trabalhos foram apresentados e expostos no Dia Internacional da Biodiversidade.
Para além disso, no espaço destinado à Educação para a Cidadania, os alunos refletiram sobre a pertinência de fazer chegar a toda a comunidade educativa a importância da preservação da biodiversidade da ilha. Assim, sugeriram a elaboração de marcadores de livros sobre as espécies em perigo (Freira-da-Madeira e Lobo Marinho) que foram distribuídos pela comunidade educativa.

Divulgação:
Foi realizada uma exposição na escola com o trabalho final e divulgado no Facebook.
Realizou-se ainda uma campanha de sensibilização, através da oferta de marcadores de livros à comunidade educativa sobre as espécies da Madeira em perigo.