A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Externato de Nossa Senhora da Conceição (Porto Santo)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3º e 4º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos das turmas do 3º e 4º anos da Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato, Porto Santo, realizaram, ao longo do 2.º e 3.º períodos, saídas de campo para a observação de espécies. Uma vez que a escola se encontra próxima do mar, os alunos tiveram a oportunidade de procurar e observar espécies existentes à beira-mar (intertidal) e nas dunas. Nos espaços exteriores da escola foram selecionadas as espécies que são mais características da região. Seguidamente foi feito um trabalho de pesquisa sobre as espécies, registo da respetiva ficha técnica e a ilustração das mesmas. Por fim, o trabalho elaborado foi exposto no Painel Eco-Escolas.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos participaram em todas as fases do projeto, com motivação e empenho, e adquiriram conhecimentos sobre a biodiversidade existente na sua escola e, também, na ilha do Porto Santo. De forma a sensibilizar a comunidade escolar para a preservação das espécies que existem na região, foi lançado um desafio aos alunos/pais para a construção de um ninho, comedouro ou bebedouro para pássaros. A maioria das famílias aderiu ao desafio e elaboraram um trabalho com recurso a material reciclado e elementos da natureza.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto enquadrou-se no âmbito do desenvolvimento curricular das disciplinas de Estudo do Meio, Português, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento e TIC. O trabalho foi desenvolvido, nas Atividades de Enriquecimento do Currículo, nomeadamente na atividade de Eco-Clube e TIC.

Divulgação:
O trabalho final está exposto no painel Eco-escolas e preparou-se uma exposição com os ninhos, comedouros e bebedouros, elaborados em casa pelos alunos e pais.