A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
“A Biodiversidade da Minha Escola”
Este desafio, foi abraçado pelo projeto Eco-Escolas_EBSDD.
Inicialmente, os alunos do 3.º ciclo (8.º ano) efetuaram um registo fotográfico das espécies existentes no recinto escolar. De seguida, fizerem um trabalho de pesquisa nas aulas de Ciências Naturais sobre a taxonomia, caraterísticas morfológicas e algumas curiosidades. Na nossa escola existe uma grande biodiversidade, podemos encontrar uma grande diversidade de fauna e flora. Os alunos participaram de forma dinâmica e construtiva neste desafio. Os alunos do Eco Escolas e do Clube Ciência Viva realizaram, também, a cianotipia de algumas espécies. Os trabalhos elaborados foram expostos e foi elaborado um questionário que os alunos poderiam responder a quando da visita da mesma. O produto final superou todas as expetativas.

Envolvimento dos alunos:
Forma envolvidos cerca de 152 alunos. Todas as turmas do 8º ano foram envolvidas. O trabalho realizou-se no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Em grupo teriam de fotografar um espécie existente na escola e preencher um documento com a taxonomia, caraterísticas morfológicas e algumas curiosidades. Os alunos demonstraram muito interesse e empenhado durante a realização do trabalho.
Aos alunos que frequentam o Eco-Escolas e o Clube Ciência Viva foi lançado o desafio de realizarem a cianotipia de algumas das espécies da flora existente ma escola. Na realização do trabalho as alunos estiveram muito empenhadas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável integram os conteúdos curriculares da disciplina Ciências Naturais de 8.º ano.
No tema SUSTENTABILIDADE NA TERRA os alunos caracterizaram um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos na aula de campo.

Divulgação:
A divulgação foi feita através de uma exposição na escola.