A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
6.º ano de escolaridade

N.º de Participantes:
47 alunos.

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio foi proposto aos alunos no início do 2.º período e começou com exploração de alguns recursos disponíveis no link da atividade "A Biodiversidade da minha escola”, nomeadamente o site e app da “biodiversity4all” para ajudar a identificar as espécies encontradas.
Foi realizada uma primeira aula de campo, a fim de explorar os espaços exteriores da nossa escola. Nesta sessão foram explicadas e experimentadas algumas técnicas sobre o registo fotográfico tanto da flora como da fauna existente na escola.
Entretanto foi criado um "Padlet": https://padlet.com/manuelcunha2/biodiversidade-na-minha-escola-5p65phsjmcnzhul6, onde os alunos, sempre que fizessem um registo pudessem logo descarregá-lo.
Para ajudar, os alunos de uma turma do 8.º ano, na disciplina de Educação Tecnológica, construíram alguns ninhos, bebedouros e comedouros para pássaros que foram colocados em locais estratégicos dos espaços verdes da escola. Também tivemos a colaboração das auxiliares de ação educativa responsáveis pela manutenção do jardim vertical e dos alunos do clube da horta biológica, porque são locais estratégicos para a observação de alguns grupos de espécies.
O trabalho de campo decorreu até ao princípio do mês de maio, passando depois à fase de seleção e pesquisa de informação das espécies mais interessantes que os alunos encontraram. Por fim, elaboraram o caderno de campo onde compilaram toda a informação e realizaram as respetivas ilustrações das espécies.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos responsáveis pela atividade pertencem a uma turma do 6.º ano de escolaridade com 20 elementos, onde tiveram a colaboração de 22 colegas de uma turma do 8.º ano e mais 5 alunos do clube da horta pedagógica.
Os alunos mostraram-se muito empenhados no registo fotográfico e com grande curiosidade em saber mais sobre a espécie que tinham captado.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Foram envolvidas conteúdos programáticos das disciplinas de Educação Visual, educação tecnológica, Ciências naturais, Inglês e Português. Mas a maior parte do trabalho realizado foi feito fora do âmbito da sala de aula - foram dadas diversas ”ferramentas” aos alunos e eles tiveram de as saber selecionar e utilizar.

Divulgação:
O trabalho foi exposto no placard do Eco-escolas e está disponível na biblioteca da escola para consulta.