A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro – Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo
8.º ano/ turma B
A partir do desafio, lançado pelo Programa Eco Escolas, de documentar a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que se encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, da captura de imagens e da elaboração de ilustrações, a turma B, do oitavo ano, abraçou o projeto e iniciou as atividades que culminaram no trabalho agora documentado.
Depois da apresentação das linhas orientadoras do trabalho a turma contou com a orientação do Professor de Geografia (Diretor de Turma), com a colaboração dos Professores de Ciências Naturais, Ambiente e Sociedade e Português.
A identificação das espécies decorreu durante algumas saídas de campo, em que os alunos se organizaram em grupos, com a supervisão do Professor de Geografia e Ambiente e Sociedade, que foi igualmente auxiliando os alunos na pesquisa e identificação das espécies.
Os alunos envolvidos, com a orientação e supervisão do professor e de um aluno “coordenador” foram construindo uma base de dados, alojada na drive da conta institucional da escola, durante as saídas previstas e orientadas, bem como em momentos de lazer/ intervalos sempre que se proporcionava e estavam perante algum motivo de interesse para o desafio.
Assim, foram identificadas e registadas fotograficamente várias espécies de aves, insetos, plantas e répteis, ilustrativos da biodiversidade da escola, organizadas na referida base de dados.
Na referida base de dados foram registadas as várias informações de cada espécie identificada.
Cada espécie foi adotada por um aluno(a) da turma, da qual elaborou ainda a respetiva ilustração.
A elaboração do caderno de campo foi o culminar da atividade, resultado da compilação de toda a informação recolhida.
O docente responsável: Carlos Seco (Geografia

Envolvimento dos alunos:
A totalidade dos alunos da turma do 8ºB foram envolvidos no desafio. Dado que o Diretor de Turma, docente de Geografia e Ambiente e Sociedade, dispõe ainda de uma hora semanal comum com os alunos, designada por DT+alunos, isso permitiu utilizar esses diversos tempos do horário para a execução dos trabalhos. Nas aulas de Ambiente e Sociedade e ainda no tempo de Direção de Turma o docente realizou as saídas de campo necessárias à recolha de informação. O tratamento dos dados foi posteriormente executado em tempos letivos das disciplinas de Ciências Naturais e Português.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A temática da biodiversidade coaduna-se com conteúdos curriculares abordados em Geografia e Ciências Naturais, nomeadamente, a diversidade de biomas e espécies que os caracterizam. O envolvimento da disciplina de Português centrou-se no papel que o Latim assume na designação científica das espécies. No caso da disciplina de Ambiente e Sociedade, o subtema da biosfera teve particular ligação com o âmbito do desafio. Também foram mobilizadas competências de Educação Visual na parte das ilustrações elaboradas pelos alunos, isto porque em cada caderno de campo, foi inserida uma ilustração da espécie fotografada.
A nível extracurricular foram dadas as bases do trabalho de campo, com desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação; fomentado o trabalho colaborativo e o espírito de cidadania ativa.

Divulgação:
A divulgação inicial, de apresentação do desafio, foi realizada pela conta de e-mail institucional da escola, através dos coordenadores do Programa Eco-Escola. Nessa divulgação, foram incorporadas imagens alusivas ao desafio e o regulamento do mesmo.
Posteriormente, após conclusão do processo, a divulgação dos trabalhos produzidos foi realizada pelos diversos canais de comunicação da escola (página do Agrupamento, página do Facebook e revista de periodicidade semestral designada revist@mais).