A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foi pedido aos alunos do 5ºano da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, no início do ano letivo, para elaborarem cadernos de campo com a Biodiversidade que observavam no seu dia-a-dia, tanto dentro da escola como fora da mesma. Mais tarde foram convidados para integrar um projeto sobre a Literacia das Florestas, promovido pela LPN e a câmara de Almada. O projeto organizou-se na seguinte forma:
1ª etapa: início da construção de cadernos de campo (de notar que muitos alunos construíram o seu caderno de campo com materiais reciclados ou mesmo reutilizados);
2ª etapa: 2 sessões online e uma presencial sobre a literacia das florestas;
3ª etapa: construção de ninhos e de comedouros para pássaros para aumentar a biodiversidade de avifauna na escola e no parque da Paz;
4ª etapa: saídas de campo ao Parque da Paz nos dias 17 de fevereiro e 19 de maio para identificação e registo da biodiversidade do mesmo.
5ª etapa: divulgação na semana cultural entre 6 e 11 de março e pelas notícias na Página do Agrupamento.

Envolvimento dos alunos:
Os 27 alunos do 5ºD foram envolvidos em todas as etapas incluindo a execução e preenchimento dos cadernos de campo, dos ninhos e comedouros para pássaros. Participaram ainda em todas as sessões e saídas de campo no âmbito do projeto Literacia das Florestas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O tema "Biodiversidade" integra-se no currículo de Ciências Naturais, pois este trata temáticas relacionadas com as características e as dinâmicas do planeta Terra e promotoras da educação científica dos alunos, ajudando-os a:
a) adquirir uma visão global sobre a Terra, através da abordagem dos materiais terrestres – rochas, água e ar;
b) perceber a diversidade dos seres vivos que vivem no planeta Terra e as interações que estes estabelecem com o meio;
d) assumir atitudes e valores que defendam a implementação de medidas que visem promover a sustentabilidade do planeta Terra e fomentem a saúde individual e coletiva;
e) implementar investigações práticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho
laboratorial/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres, diversidade de seres vivos e suas interações com o meio.
As aprendizagens essenciais relacionadas com o tema: Diversidade, Seres Vivos e suas interações com o Meio, são:
- Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
- Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local;
- Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
- Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.

Divulgação:
Os resultados das ações foram divulgadas através de uma exposição na Escola, durante a semana Cultural, de 6 a 11 de março e através de notícias publicadas na página do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.