A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A biodiversidade tem decrescido a um ritmo alarmante nos últimos anos, principalmente devido às atividades humanas que desencadeiam mudanças na utilização dos solos, poluição e alterações climáticas. De forma a ir ao encontro da Estratégia de Biodiversidade apresentada pela Comissão Europeia para 2030, pretendemos contribuir para “trazer a natureza de volta às nossas vidas”, envolvendo os jovens alunos, de modo a assegurar que, até 2050, os ecossistemas do mundo sejam restaurados, resilientes e adequadamente protegidos. Os ecossistemas saudáveis fornecem bens essenciais que tomamos como garantidos. As plantas utilizam a energia solar, tonando-a acessível a outras formas de vida. As bactérias e outros organismos vivos decompõem a matéria orgânica em nutrientes que providenciam às plantas um solo saudável para crescerem. Os polinizadores são essenciais para a reprodução das plantas, garantindo a produção alimentar para os humanos. As plantas e os oceanos agem, por sua vez, como os maiores sumidouros de carbono. Em resumo, a biodiversidade fornece-nos ar limpo, água potável e boa qualidade dos solos para as plantações. Permite lutar contra as alterações climáticas e a adaptar-nos a estes novos desafios.
Neste sentido, e de uma forma geral, o Eco-Escolas da EB 2,3 Júlio Brandão leva a cabo várias ações no sentido de desenvolver nos seus jovens princípios, competências e valores preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, tais como: o espírito crítico sobre o meio natural que os envolve, a capacidade e sensibilidade artística, capacidade de pesquisa, de debate e de comunicação científica, que os prepara melhor para tomar posições informadas, conscientes e responsáveis de cidadania tendo em vista a sustentabilidade do Planeta. Para além disto, os alunos foram agentes interventivos da comunidade em que estão inseridos, atuando ao nível da sensibilização e conhecimento das espécies que existem no espaço escolar.
De forma a concretizar este trabalho foi proposto aos alunos do 8º8, que, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento aceitassem este desafio proposto pela ABAE. Teriam então, de documentar a biodiversidade existente no espaço escolar através da observação das espécies, pesquisar, capturar imagens e elaborar ilustrações.

Envolvimento dos alunos:
Houve um forte envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa, observação, captura de imagens e tratamento e ilustração das mesmas. Foram ativos e interventivos mostrando curiosidade acerca da biodiversidade existente no espaço escolar.
Os alunos desenvolveram o trabalho nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento em articulação com o Programa Eco-Escolas. Para isso foram divididos em vários grupos, os quais escolheram uma espécie a trabalhar. Pesquisaram sobre as espécies, sobre as suas características e estatuto de conservação. Foram, depois, para o espaço exterior e recolheram várias fotos, observando, atentamente a realidade que os rodeia, mas que nem sempre reparam. Nas aulas de Cidadania desenvolveram as restantes etapas, pesquisa e ilustração das espécies fotografadas, tendo atenção a novos detalhes. Por vezes foi necessário voltar a ir para o exterior e tirar novas fotos para representarem melhor as características da espécie. Depois de imprimirem as fichas das espécies, fez-se o tratamento das mesmas para serem expostas e divulgadas a toda a comunidade escolar na sala do aluno. Foi ainda elaborado um vídeo de todas as etapas desenvolvidas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A ação desenvolvida contou com a articulação curricular das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, na temática "Educação Ambiental", Ciências Naturais "Fatores Bióticos e abióticos" e Educação visual " Estudo da forma e da cor" e programa Eco-Escolas "Biodiversidade existente na minha escola",. Nas respetivas disciplinas foram desenvolvidas as várias aprendizagens essenciais relacionadas com os conteúdos referidos.

Divulgação:
Foi realizada uma exposição na escola, onde os trabalhos elaborados foram apresentados à comunidade escolar. Recorreu-se também às redes sociais, revista da escola, compartilhando fotos, e informações sobre o trabalho elaborado. Isso permite atrair a atenção de um público mais diversificado e ajudar a conscientizar sobre a importância da biodiversidade local.