A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Colégio do Marítimo (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho iniciou-se com a identificação das várias espécies de flora existentes na horta da escola. Todos os alunos participaram neste processo, sendo que após a identificação das espécies em questão se seguiu uma fase de pesquisa acerca da mesma. A pares, os alunos levaram a cabo esta tarefa de pesquisa utilizando a internet, fazendo o registo das informações que consideraram mais importantes acerca de cada espécie. Seguidamente, os alunos organizaram a informação resultante das suas pesquisas num e-book, utilizando a ferramenta online “BookCreator”. No final, foram ainda acrescentados aos e-books as fotos das plantas e as ilustrações feitas pelos alunos. Os vários e-books desenvolvidos pelos alunos foram compilados num só e-book, que pode ser consultado online através do seguinte link: https://read.bookcreator.com/PsdTZI6SBzXdv3YCBX8rdtQB8YJ3/aFJL7WgORd-60qBVfh_mZQ

Envolvimento dos alunos:
Neste trabalho participaram cerca de 20 alunos do 4.º ano que frequentam as aulas de TIC na componente extracurricular. Estes alunos estiveram envolvidos em todas as etapas do processo, desde a montagem da horta vertical da escola, passando pelas fases de pesquisa e criação do caderno de campo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho aqui apresentado permitiu desenvolver uma panóplia de competências das várias áreas curriculares e extracurriculares, nomeadamente a nível do estudo do meio, cidadania e consciência e educação ambiental, competências de literacia digital, entre outras. Assim, embora esta atividade tenha surgido no âmbito do projeto Eco-Escolas, tem um enquadramento transversal com as várias disciplinas e áreas escolares. Além disso, este trabalho foi também importante no âmbito do projeto de Erasmus+ da escola, cujo enfoque principal é a proteção do nosso planeta e das espécies que nele habitam.

Divulgação:
A divulgação do trabalho desenvolvido pelos alunos será feita através das redes sociais do Colégio do Marítimo, que permitem partilhar com toda a comunidade educativa o produto final construído pelos alunos (e-book acerca das várias espécies da horta escolar). Além disso, os registos fotográficos e de vídeo captados ao longo do desenvolvimento do projeto serão compilados num vídeo demonstrativo das várias etapas do projeto, do envolvimento e participação dos alunos e do produto final obtido. Este vídeo será também posteriormente partilhado nas redes sociais do Colégio. Os e-books criados pelos alunos foram, ainda, associados a códigos QR que identificam cada espécie e através dos quais qualquer pessoa pode facilmente aceder às informações compiladas pelos alunos.