A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB da Boavista - Lourinha (Gondomar)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Educação Pré-escolar

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A participação da Educação Pré-Escolar no projeto Biodiversidade na Minha Escola, teve como principal objetivo conhecer as diferentes espécies, preservar e aumentar as espécies da nossa escola, numa metodologia ativa, privilegiando o contacto direto e diário com a natureza. A sala de atividade foi ampliada fora das quatro paredes, tendo sido a natureza um espaço privilegiado de observação, de experimentação e de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos nossos alunos. A natureza é, sem dúvida, a melhor sala de aula.
Dada a grande variedade de espécies, fauna e flora, existentes no nosso recreio, as crianças assumiram um papel de detetives da natureza, incentivados a prestar atenção a tudo que nos rodeia, utilizando os sentidos; assim, partiram à descoberta, onde o interesse e a motivação eram cada vez maiores.
Numa partilha de descobertas, os grupos foram organizados de acordo com os seus interesses, ficando, cada grupo, responsável por pesquisar curiosidades e informações sobre as espécies que iam observando, quer na biblioteca, na internet e com as Famílias. Assim, foram surgindo curiosidades, demonstradas pelas crianças, que necessitavam de respostas. Surgiram novas perguntas, novas hipóteses que tinham de ser testadas. As crianças gostam de falar das suas descobertas, relacionando o que já sabem das suas experiências anteriores. Neste âmbito, foi possível abordar todas as áreas de conteúdo, onde a criança foi construindo as suas aprendizagens, numa partilha saberes com os pares, elementos da comunidade, encarregados de educação e instituições que contribuíram para o sucesso deste projeto. É de salientar, alguns momentos de partilha, nomeadamente em atividades de articulação com o 1º ciclo, que realizaram atividades em conjunto, com as turmas do 1º A e 2ºB. Com a dinamização destas atividades, as docentes articulam as diferentes áreas curriculares entre os dois níveis de ensino (Domínio da Matemática e Domínio da Educação Física, Área de Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo.
O que despertou mais interesse por parte dos grupos foram, sem dúvida, pequenos amimais, como as abelhas, as lagartas, as formigas, as rãs, e os passarinhos.
Uma das atividades mais aliciantes para as crianças foi a utilização e colocação de sons de canto de pássaros, no recreio, para chamar outros pássaros, sendo audível a retribuição dos pássaros aos sons. A colaboração das Famílias nas atividades propostas registou uma elevada participação, na elaboração de restaurantes para os pássaros, na construção de hotéis para os insetos e na recolha e criação de girinos para o charco, depois de algumas deceções (rãs que não sobreviveram).
Ao longo deste processo foram exploradas histórias e canções sobre estes animais, bem como a elaboração de trabalhos em 3D, com reutilização de diversos materiais.
Um dos momentos mais esperados, por parte das crianças, era a libertação do pássaro Verdilhão, encontrado ferido no recreio.
De forma a aumentar a biodiversidade, conhecer novas plantas, surgiu um novo projeto, que estamos a implementar “Horta aromática vertical”.
Após o trabalho de campo, regressamos ao trabalho em sala de aula, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, onde os grupos tentaram descobrir o nome das espécies por eles escolhidas, utilizando as aplicações e páginas sugeridas pela plataforma, entre outros; neste mesmo momento preencheram as fichas de cada espécie, com as informações que foram pesquisando na Internet.
Com a participação das famílias das turmas 0B, 0C e 0D, foi comemorado o Dia Internacional da Família, com a pintura do muro, onde foi representada a Biodiversidade da nossa escola.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos os 150m alunos da Educação Pré-escolar, ao longo de todo o ano letivo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Todas as atividades se enquadraram nos Projetos Curriculares de Turma, sendo este projeto uma mais valia para o desenvolvimento de novas aprendizagens.

Divulgação:
A divulgação foi realizada através de reuniões de pais, reuniões mensais com os elementos representantes de todas as turmas (Pré-escolar e 1º Ciclo), pais, docentes e não docentes.
Os pais foram envolvidos em vários momentos do projeto, tendo colaborado de forma ativa, vindo à escola dimanizar atividades e com envio de materiais para reuutilização para a sua concretização. As atividades realizadas são expostas mensalmente no placar da entrada da escola e enviadas fotografias para publicaçáo no facebook do Agrpamento.