A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Turmas do 8º ano – 8ºA e 8ºD

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Registo fotográfico da Atividade de campo para a preparação das armadilhas e captura de insetos.
Registo fotográfico da Atividade Laboratorial de identificação de espécies.

Apresentação do trabalho:
Atividade proposta a alunos do 8ºano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais. Enquadramento no conteúdo Ecossistemas, fatores abióticos e fatores bióticos presentes nas relações biológicas. Estudo no espaço verde envolvente ao estabelecimento escolar, identificado como um ecossistema. Pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar para a existência deste ecossistema e sua importância. O trabalho desenvolvido teve como produto final a elaboração de um álbum digital das espécies biológicas encontradas.
A aplicação desta dinâmica pedagógica visou:
- estudo dos ecossistemas, dinâmica de ecossistemas, fatores bióticos e fatores abióticos; - trabalho de campo e prático para caracterização do ecossistema na zona exterior do estabelecimento escolar: presença de biodiversidade e níveis de organização biológica – com registo de informações;
- identificar relações entre a existência de biodiversidade espontânea e a presença de fatores abióticos - água, temperatura e luz;
A atividade foi dinamizada no decurso do 2º e 3º, correspondendo ao período de floração, aspeto relevante na identificação.
Quanto aos recursos necessários, corresponderam a telemóvel pessoal com câmara fotográfica, computador, aplicações i Naturalist e PlantNet.

Envolvimento dos alunos:
A atividade foi desenvolvida nas aulas de Ciências Naturais. A observação de seres vivos permitiu aos alunos compreender relações com fatores abióticos e interações bióticas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Indicação/descrição das etapas de aplicação das tarefas para realizar a atividade. A descrição compreendeu orientação de acordo com estes pontos principais:
- Introdução – Dinamização letiva do conteúdo programático ecossistemas, sua constituição e dinâmica de acordo na planificação.
- Desenvolvimento – O atividade foi apresentada, com recurso à informação presenta ma página do Eco-escolas, sendo que de seguida se estabeleceram tarefas. De tal modo, estabeleceu-se que importava observação de seres vivos e registo fotográfico. Posteriormente, efetuou-se seleção de imagens, atendendo à qualidade dos resultados fotográficos dos seres vivos observados.
Por último, a classificação das espécies foi realizada, com recurso das aplicações i Naturalist e NaturPlant, procedendo-se também a uma pesquisa de informação sobre a espécie identificada, que culminou na seleção de informação adequada.
- Conclusão – De modo a terminar a atividade, produziu-se um caderno de campo digital com espécies biológicas presentes no ecossistema escolar.
A continuidade desta atividade pode ocorrer nos próximos anos letivos, cumprindo o objetivo proposto de identificação das espécies biológicas presentes na zona exterior envolvente da Escola.
De salientar que o uso de aplicações digitais possibilita que o aluno seja autónomo na pesquisa, utilizando telemóvel/computador, atendendo a sua curiosidade e motivação.

Divulgação:
Através das redes sociais da escola - https://www.facebook.com/ebpenafielsul.ecoescola