Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
10.º ano
N.º de Participantes:
20
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O desafio lançado às Eco-Escolas foi apresentado aos alunos da turma CT1 do 10.º ano no final do mês de Abril durante uma aula prática de Biologia e Geologia pela docente da disciplina que é, simultaneamente, coordenadora do Projeto Eco-Escolas deste estabelecimento de ensino.
Nesse sentido propôs-se que os alunos documentassem a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que encontram no recinto escolar.
Os alunos aderiram à proposta e passou-se à discussão do tipo de ser vivo a representar. Uma vez que se trata de uma escola situada no centro da cidade do Porto, mas com uma área ajardinada considerável, escolheram-se as espécies arbóreas do pátio interior do recreio.
Passou-se de seguida à análise do regulamento do concurso.
Nessa aula decidiu-se também a metodologia de trabalho a seguir:
• Realizar uma sessão de observação de flora e fauna no recinto escolar (a sessão foi agendada para dia 4 de maio).
• Formaram-se pares de alunos encarregues do levantamento de determinada espécie arbórea.
• Identificaram-se as espécies com auxílio do Professor Luís Xavier (colega professor de Biologia e Geologia da escola especialista na área da Botânica - sessão realizada a 4 de maio).
• Nesse dia foram capturadas imagens das espécies a estudar.
• Até ao dia 12 de maio os alunos realizaram uma pesquisa acerca das características e aspetos particulares de cada espécie arbórea e elaboraram uma ilustração de cada espécie identificada que posteriormente foi inserida no template (em PPT) criado para o efeito.
• Por fim, os alunos, sob a orientação da professora, compilaram num documento digital único o registo das espécies arbóreas identificadas de acordo com as orientações (dia 16 de maio).
• No dia 19 de maio durante a aula de Biologia e Geologia e com a presença do professor Luís Xavier, os trabalhos foram apresentados ao grupo-turma e selecionados os que serão submetidos a concurso.
Os trabalhos serão divulgados no Cantinho Eco-Escolas, no átrio da escola e no blog do projeto Eco-Escolas.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos os 20 alunos que constituem a turma CT1 do 10.º ano, de acordo com a metodologia descrita no ponto anterior.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi realizado no âmbito dos conteúdos curriculares "Obtenção e distribuição de matéria pelos seres autotróficos" e "Biodiversidade"; e no desenvolvimento de AE transversais tais como "Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos." e "Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas."
Divulgação:
Os trabalhos serão divulgados no Cantinho Eco-Escolas, no átrio da escola e no blog do projeto Eco-Escolas.