A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica do Castelo (Sesimbra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A professora de Ciências Naturais propôs às suas turmas a pesquisa de fauna e flora no pátio da escola. Durante uma aula, os alunos exploraram o exterior da sala de aula fotografando os animais e as plantas existentes. Num segundo momento ocorreu a pesquisa da informação sobre as espécies fotografadas . Finalmente foram produzidas as fichas informativas e publicadas num padlet da turma.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidas três turmas do oitavo ano de escolaridade, num total de 71 alunos.
Esta atividade foi de encontro aos interesses dos alunos que apreciaram uma aula no exterior e aprofundar conhecimentos sobre o que os rodeia no dia-a-dia.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido por uma professora de Ciências Naturais, no âmbito curricular, tendo o trabalho efetuado sido contabilizado como trabalho prático da disciplina. Simultâneamente, os alunos contribuíram para o conhecimento das diversas espécies existentes no concelho através da partilha dos resultados obtidos com a Câmara Municipal de Sesimbra.

Divulgação:
A turma D do oitavo ano de escolaridade divulgou esta atividade à comunidade educativa, através de uma notícia para o jornal escolar: https://look.aesampaio.pt/?p=17623