A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2º ano

N.º de Participantes:
68

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho será dividido em três partes:
A primeira parte consiste numa aula de campo, com observação direta da fauna e flora,
no espaço escolar. Com recurso à ferramenta “Google Lens”, procuraremos identificar
as diferentes espécies. Será registada fotograficamente a planta ou animal pretendido.
A segunda parte, já em sala, consiste na pesquisa, no tempo de aula de PADDE, com
recurso aos kit tecnológico, das caraterísticas das plantas e animais encontrados. Da
mesma forma, os alunos serão convidados a fazer um desenho à vista da espécie
encontrada.
A terceira parte consistirá na transcrição dos elementos para o caderno de campo, em
PowerPoint.

Envolvimento dos alunos:
68 alunos envolvidos.
Recordar as diferentes classes dos animais e caraterísticas.
Recordar as plantas, seus constituintes e funções.
Os alunos farão esquemas e apontamentos sobre as classes dos animais, de forma a
conseguirem, posteriormente, inserir as espécies que encontrarem no espaço escolar,
na respetiva classe.
Os alunos recordarão cada parte dos constituintes das plantas e farão distinção entre o
tipo de vegetação e plantas, no espaço circundante da escola.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Fazer a ligação às metas essenciais de estudo do meio, sobre os animais e plantas. No primeiro, a classe a que pertencem e caraterísticas da mesma. Nas plantas, os seus constituintes e funções.
Introdução – Em sala, elaboração dos esquemas e apontamentos sobre as espécies de
animais e plantas; constituição de pequenos grupos, para distribuição de tarefas.
Desenvolvimento – Aula de campo, para observação das espécies. Respetiva
identificação das espécies. Pesquisa sobre as mesmas e desenho à vista.
Conclusão – Transcrição das pesquisas para Powerpoint e elaboração do caderno de
campo.

Divulgação:
Por via eletrónica para toda a comunidade educativa