A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
12º Ano

N.º de Participantes:
24

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Apresentação: O trabalho começou pelo registo dos alunos na plataforma Biodiversity4All e na aplicação iNaturalist, responsabilizando-os pelo compromisso neste desafio. No início os alunos tiveram dificuldade, não no seu registo, mas no descarregamento das fotos para a plataforma, embora uns conseguissem com muita facilidade, outros nem por isso, devido às características dos respetivos telemóveis ou outras pequenas adversidades comuns no mundo da informática, tentaram com ajuda de professores de informática tendo esta tentativa resultado inoperante, o que de certa forma os fez desmotivar naqueles momentos. Nestes casos, estes alunos foram incentivados a não desistir e persistir até conseguir. A maioria por fim conseguiu. Devemos referir que a nossa biodiversidade praticamente predominou o reino das plantas, devido à área relativamente grande dos jardins. Quanto aos animais, existem, mas nem sempre são muito fáceis de capturar por fotografia (claro dependendo do tipo de animal).
Na planificação: Foram informados, antes da ida a qualquer dos jardins deveriam ter em conta o seguinte: fazer o registo na plataforma Biodiversity4All, instalarem a aplicação iNaturalist no telemóvel, utilizar a técnica da folha branca para tirar as fotos (nem sempre usaram), deviam focar bem a foto, no caso de uma planta, captar o máximo de órgãos componentes da mesma. Para o projeto “A biodiversidade da minha escola” deviam obrigatoriamente fazer o upload das fotos, a serem submetidas para a classificação na “comunidade”, “projetos”, nome do projeto (“A biodiversidade da minha escola”), após este procedimento, selecionar as melhores fotos das espécies e ainda que só poderiam submeter uma espécie de cada vez (o que nem sempre aconteceu). Além destes procedimentos, ao submeteram deviam escrever o nome comum da espécie e quando não soubessem, selecionariam a opção desconhecido (muitos alunos esqueciam). Teriam de ter um caderno de campo exclusivo para este projeto (o qual foi oferecido por uma colega coordenadora do programa Erasmus da Escola). Deveriam registar no caderno de campo, a fotografia e a respetiva ilustração, consultando a informação necessária a registar no caderno. Ainda, foi-lhes comunicado, que além das espécies a registar poderiam construir abrigos para insetos e aves.
Organização e implementação do trabalho: Foram organizados em grupos de três alunos para irem aos jardins, à vez (para não afugentar os pássaros e lagartixas e outos animais). Posteriormente submetiam na plataforma Biodiversity4All, aguardavam a sua classificação e á medida que fossem obtendo dados da respetiva classificação passavam à 2ª etapa, a de imprimir a foto, desenhar a ilustração e proceder à identificação da espécie e descrição. No caso dos alunos que tinham feito Hotel e abrigos para insetos, minhocário e compostor, registariam na última folha com uma foto, ilustração e pequena descrição. O prazo para finalizar todo o processo foi até 22/05/2023, o dia da Biodiversidade.
Não foram selecionadas para digitalização nenhum destes cadernos com imagens e ilustração de Hotel de insetos, minhocário e compostor, uma vez que estes não estavam bem ilustrados. Como tal, enviamos as fotos relativas a estas atividades.

Envolvimento dos alunos:
Neste projeto foram envolvidos os vinte um, alunos, em grupos de três e um grupo de dois, da turma CEF 61, tipo 4, embora nem todos conseguissem entrar na plataforma Biodiversity4All, devido a problemas técnicos. Mas como tinham de fazer o trabalho em grupo não foi limitação uma vez que sempre havia um elemento do grupo a colocar as imagens no projeto “A biodiversidade da minha escola”.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Disciplinas: Gestão de resíduos sólidos aguas e ambiente, Conservação da Natureza, Qualidade Ambiental e respetivos professores: Nivalda Pereira, António Freitas , Maria Campanário. do Curso Técnico de Gestão de Ambiente, tipo 6, e outros professores tais como Elisa Simão envolvendo os colegas da turma, alguns elementos da comunidade escolar
Gestão de Resíduos Sólidos Águas (GRSAA)
Agricultura sustentável/Ecossistemas sustentáveis
Gestão de resíduos e destino final/ reciclar orgânicos e separar sólidos
Tecnologias de tratamento de águas/ reaproveitamento das águas não tratadas
Monitorização da qualidade da água/ Monitorizar os compostores e minhocários
Atmosfera e qualidade do ar/ + plantas, melhor qualidade do ar e da atmosfera
Qualidade Ambiental (QA)
Solos/ Cuidar dos solos
Energia e alterações climáticas/ formas de mitigar o Aquecimento Global
Estratégias de conservação da natureza/ Conhecer para Preservar
Educação e animação ambiental/ Atividade praticas de Educação Ambiental
Ordenamento do território - variáveis biofísicas /Organizar a ocupação antrópica e deixar espaços para as outras formas de vida.
Ordenamento do território - variáveis da atividade humana / atividade humana de forma equilibrada e sustentável
Conservação da natureza
O planeta e o Homem /Aprendemos que para cuidar do planeta o homem tem de ter um papel fundamental em conservar, preservar a Natureza.
Ecologia geral/Estudamos a relação dos seres vivos, com o meio natural, tendo consciência que os humanos destroem, desperdiçam recursos naturais do qual ele depende.
Recursos hídricos qualidade da água/Aprendemos que para existir uma boa qualidade de vida é necessário, qualidade de água, se esta estiver contaminada toda a vida é afetada.
Recursos florísticos, Recursos florestais, Recursos faunísticos, onde contactamos diretamente com a floresta nativa e podemos reconhecer melhor estes recursos locais.
Intervenção sobre o território - somos da opinião que as entidades responsáveis pelo ordenamento do território devem promover o desenvolvimento da construção, mas de forma sustentável e com espaços verdes, o que melhora a qualidade do ar, das águas, do solo e da vida em geral.

Divulgação:
A divulgação estava prevista para o dia 10 de maio. Os nossos alunos dinamizarem a visita guiada aos jardins da escola, a um grupo de vinte (20) alunos e dois (2) professores do programa Erasmus, de Bréscia, Itália. Esta atividade foi cancelada e adiada para a data de 02/06/23, pelo fato do aeroporto estar fechado no dia previsto da chegada desse grupo Erasmus e através da página do Facebook do projeto Eco Escolas.