A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
- Aquando da apresentação do regulamento da atividade pela ABAE, as coordenadoras do Eco-Escolas divulgaram a atividade no placar do Eco-escolas e no jornal semanal "Em Progresso", tendo sido contactadas pelos professores de Ciências /Biologia e debatido com estes o objetivo e a viabilidade de concretização do projeto.
- Em reunião de turmas do 8º ano, os professores debateram e concluiram da interdisciplinaridade possível entre Ciências, Ed. Visual e Cidadania e Desenvolvimento.
- apresentado o projeto aos alunos, 4 turmas mostraram particular interesse nomeadamente a partir das primeiras sessões de observação de flora no recinto escolar;
- trabalho de campo desenvolvido com recurso a fotografia e aplicação iNaturalist; posterior análise em grupo supervisionado pelo professor de Ciências Naturais
- Pesquisa em grupo sobre a importância dos elementos de flora e fauna observadosj
- Palestra da CMO no dia de árvore e acompanhamento pelo engenheiro agrónomo na identificação da flora dos espaços verdes da escola.
- desenhos na disciplina de ed visual e cidadania e desenvolvimento;

Envolvimento dos alunos:
Em todas as fases , uma turma (28 alunos ), contudo 4 turmas fizeram pesquisa e observação de campo

Enquadramento curricular e extracurricular:
Desenvolvimento programático das disciplinas de Ciências e Ed. Visual e da área de Cidadania e Desenvolvimento

Divulgação:
Divulgação no placar do Eco-Escolas ; Apresentação do projeto às turmas do 8º ano "Dia dos projetos de Cidadania e desenvolvimento"