A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Na primeira fase deste desafio os alunos desta turma participaram no projeto Bioblitz promovido pela Fundação Serralves com o apoio da Lipor e dos Municípios. "O BioBlitz é um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para a Biodiversidade, o Ambiente e a Sustentabilidade, que procura dar a conhecer a fauna e a flora do Parque de Serralves através da conexão entre metodologias exploratórias, científicas, artísticas e culturais - uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 “Proteger a Vida Terrestre”."
Na segunda fase, os alunos tiveram a oportunidade de realizar a identificação das diversas espécies presentes na sua escola com o apoio de um técnico da Câmara Municipal do Porto. Nesta, realizaram grupos e com recurso a Aplicações dos Androids como "PlantNet", "iNaturalist", "Birdnet" e "GoogleLens", foram identificando as espécies e conhecendo algumas curiosidades sobre as mesmas. Enquanto iam conhecendo, alguns elementos do grupo tiraram fotografias, outros iam registando no caderno o nome das espécies e as suas curiosidades.
A identificação dessas espécies resultaram num "catálogo" com as fotos e a sua descrição. Por fim, com esse registo surgiu a elaboração de uma exposição montada no dia 22 de maio (Dia Mundial da Biodiversidade), na escola, onde todos elementos da comunidade educativa tiveram a oportunidade de ver e conhecer.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 21 alunos de uma turma de 8º ano no âmbito da integração curricular sobre os fatores bióticos e abióticos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio foi integrado no currículo dos alunos do 8º ano no âmbito dos fatores biótipos e abióticos.

Divulgação:
Através de uma exposição no dia 22 de maio (Dia Mundial da Biodiversidade).