Escola Básica de Abação (Guimarães)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º ano
N.º de Participantes:
20
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho consistiu em dois momentos distintos. Os alunos tinham a tarefa de fazer um levantamento das espécies de polinizadores mais frequente no jardim da escola. Para isso, com o apoio de uma tabela orientadora das espécies, os alunos, num dado local com perímetro definido, identificavam as espécies visitantes.
A partir daí tentavam identificar e contabilizar os insetos existentes ao longo de um certo tempo.
O resultado final era a contabilização dos dados obtidos por todos os grupos de trabalho e com isso elaborar uma tabela geral com as espécies mais frequentes no jardim da nossa escola.
Um segundo objetivo desta atividade e como já temos construído um hotel de insetos, era desenvolver o nosso Recanto da Biodiversidade e dessa forma construíram comedouros e bebedouros para aves e instalaram-nos perto do local onde temos um micro ecossistema em desenvolvimento.
Envolvimento dos alunos:
Alunos de uma turma de 5º ano nas aulas de Ciências Naturais e ainda alguns outros alunos no Clube da Ciência.
Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito do currículo proposto para o 5º ano de escolaridade, está o tema da Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio. Assim foi possível com esta atividade aplicar conhecimentos sobre características específicas dos seres vivos, nomeadamente do tipo de revestimento, órgãos de locomoção, etc. A par disto consolidar outro tema abordado que é a importância da proteção da biodiversidade animal, descrevendo e identificando alguns habitats com a biodiversidade animal da região onde a nossa escola se insere.
Ao nível extracurricular, os alunos desenvolveram este trabalho também no Clube de Ciências, oferta que a nossa escola tem.
Divulgação:
No dia 10 de maio, dia em que se comemorou o aniversário da escola, esta esteve aberta a manhã à comunidade educativa e desta forma os alunos puderam dar a conhecer estas atividades desenvolvidas.
A construção dos comedouros e bebedouros para as aves foi incluído no projeto deste ano do Eco Parlamento.