A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foi divulgado pela professora coordenadora. A Diretora de turma decidiu desenvolver o projeto com a sua turma, nas disciplinas de CN e Cidadania, por si lecionadas. Contou também com a colaboração da professora de EV e ET.
O projeto - A Biodiversidade da minha escola - da turma E do 5º ano, é composto por duas partes: Caderno de Campo (espécies animais e vegetais) e comedouros construídos com materiais reutilizáveis. Foi organizado e implementado nas aulas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Tecnológica e Educação Visual. Participaram 26 alunos com muito empenho e dedicação.
Nas aulas de Cidadania, no recinto exterior da escola, os alunos tiraram as fotografias, e identificaram as espécies usando a aplicação Inaturalist. Nas aulas de CN pesquisaram sobre elas e preencheram as respetivas fichas de identificação.
Nas aulas de Educação Visual os alunos observaram e desenharam as espécies e em Ed. Tecnológica construíram comedouros para as aves com materiais reutilizáveis: pacotes de leite, paus de gelado, palhinhas, garrafas de plástico, tampas de plástico, pequenos troncos.
Os comedouros vão ser colocados nas árvores onde já existem os ninhos para as aves e o Caderno de campo será encadernado e ficará na Biblioteca da escola.

Envolvimento dos alunos:
A turma do 5ºE, de 26 alunos, foi motivada pela DT, professora de Cidadania e de CN. Esta solicitou a colaboração da professora de EV e de ET.
Atrás descrito como...

Enquadramento curricular e extracurricular:
CN - diversidade dos animais, Cidadania - Educação ambiental, Ed. Visual - observação e representação das espécies identificadas e existentes na escola e Ed. Tecnológica - projeto - de comedouros para colocar nas árvores da escola, Ed. Visual - observação e representação das espécies identificadas e existentes na escola

Divulgação:
A divulgação foi feita pela coordenadora, a todos os DT via e-mail.