A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica António Alves Amorim (Santa Maria da Feira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Realizámos sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar.
Selecionámos as espécies e fotografámos utilizando o telemóvel.
Identificámos as espécies, com auxílio da aplicação "PlantNet" e "iNaturalist".
Criámos um documento Word com a fotografia da espécie, respetiva descrição e espaço para a ilustração.
Elaborámos a ilustração de cada espécie identificada.
Elaborámos um caderno de campo com o registo das espécies identificadas.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolvidos eram de duas turmas de 8.ºano, E e F. Este desafio estava inserido nas atividades do Dia do Agrupamento - 28 de abril. Neste dia os alunos puderam usar o telemóvel e fotografar/ identificar as espécies do jardim da escola.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio inseriu-se no programa curricular da disciplina de Ciências Naturais, no tema "Sustentabilidade na Terra" e sub-tema "Interação entre os seres vivos e o Ambiente". É do conhecimento geral que a biodiversidade é essencial à vida humana, e que o planeta e a economia dependem da sua conservação e manutenção. No entanto a atividade humana está a contribuir para a alteração dos ecossistemas, levando à perda dos serviços dos ecossistema e, também, à perda da biodiversidade. Esta é uma situação que nos preocupa a todos e que por este motivo é transversal a todas as áreas do conhecimento, pois, a perda da biodiversidade é uma questão ambiental, mas para além disso, uma questão económica, social, de desenvolvimento, de segurança e de moral.

Divulgação:
O trabalho foi divulgado na página da escola através de fotografias.