A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito do tema "Interações bióticas e abióticas num ecossistema" foi proposto aos alunos que explorassem a biodiversidade no espaço escolar. Numa aula de campo os alunos analisaram a biodiversidade existente na escola e foram exploradas algumas técnicas de fotografia, de acordo com o transmitido no webinar a que assisti dinamizado pelas Eco-Escolas.
Posteriormente foram exploradas com os alunos algumas aplicações de identificação dos seres vivos sugeridas no mesmo webinar.
Após esta etapas foi lançado o desafio de criar uma ficha de uma espécie à sua escolha, tendo um modelo como base, procurando que em cada turma fossem analisados diferentes tipos de seres vivos.
Os melhores trabalhos foram compilados no caderno de campo e alguns deles participaram ainda no Desafio "Rota Postal da Biodiversidade".

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos alunos 5 turmas do 8º ano, num total de 110 alunos.
Os alunos tiveram que escolher o grupo de seres vivos que gostariam de analisar e, recorrendo a aplicações informáticas, elaborar a ficha de espécie.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade foi enquadrada na área curricular de Ciências Naturais, no 8º ano, no tema "Interações bióticas e abióticas num ecossistema". Foram ainda aplicados conhecimentos de TIC (elaboração da ficha de espécie em formato digital) e de Educação Visual (desenho da espécie).

Divulgação:
A atividade foi divulgada através de um post na página de facebook da escola onde contava o QR code correspondente ao caderno de campo.