A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2.ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Indo ao encontro dos objetivos e enquadramento da área de estudo do meio foi apresentado à turma o projeto que foi colhido com interesse e curiosidade. Ao longo do ano as ações e diálogo sobre sustentabilidade e preservação da biodiversidade são uma constante pelo que foi pertinente este trabalho. Ao mesmo tempo que fomos estudando as características das diferente animais e plantas demos inicio ao trabalho de observação das espécies existentes no recreio da escola. Nessa observação foram realizados registos fotográficos e gráficos. Cada aluno escolheu a espécie que queria conhecer melhor e partiu para o trabalho de pesquisa. Nesta fase foram também utilizados recursos disponibilizados na página deste projeto . Foram lançadas ideias para a construção do caderno de campo. Cada aluno resumiu a sua pesquisa no caderno e realizou a ilustração final.

Envolvimento dos alunos:
Estão envolvidos 23 alunos. Os alunos mostraram-se empenhados, bastante interessados nas pesquisas e exploração tanto no exterior com o contacto direto com as espécies ficando mais atentos e curiosos pelo espaço envolvente como em sala de aula para recolher informação sobre as espécies selecionadas. O trabalho apesar de individual inicialmente tem contado com o trabalho cooperativo de todos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade enquadra-se no âmbito do currículo de Estudo do Meio e Cidadania, indo ao encontro do projeto educativo do Agrupamento e com uma mais-valia no desenvolvimento da autonomia dos alunos e capacidade de trabalho de pesquisa e organização de informação.

Divulgação:
O trabalho produzido será a presentado à comunidade durante a exposição ambiental que realizamos anualmente e concretizar-se-á no final de ano.