Escola Profissional de Aveiro (Aveiro)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
9ºano
N.º de Participantes:
20
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A atividade foi planificada previamente, tendo os seguintes objetivos: desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo; conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola, desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos; incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger. As turmas do 9ºano foram organizadas em três grupos distintos, consoante as espécies a catalogar: o grupo 1 ficou responsável por catalogar espécies de insetos, o grupo 2 plantas e flores e o grupo 3 aves. Uma vez que trabalhamos com a plataforma Teams, foi-lhes previamente disponibilizado todo o material de consulta, nomeadamente "links" com ligação para páginas de Internet e ficheiros com informação sobre espécies de aves, insetos, plantas e flores, devidamente dividida pelos grupos. Essa publicação do Teams também continha o "link" que permitia a instalação da aplicação "Biodiversity4all" (app), pelo que enquanto os alunos faziam uma breve pesquisa sobre as espécies existentes em Aveiro, orientei-os para a instalação da aplicação. Seguidamente, realizámos a saída de campo, ainda durante o início da manhã. Os alunos, divididos nos grupos definidos previamente, fizeram a observação das espécies, tirando ao mesmo tempo fotos através da aplicação "Biodiversity4all", obtendo assim os resultados que permitem a catalogação dessa espécie. Depois de guardadas as informações nos respetivos "smartphones", foi altura de ir para a sala e preencher o caderno de campo, com a identificação do nome e turma do aluno, a foto original da espécie, um desenho a lápis de cor, nome da espécie (vulgar e científico), principais características, localização da espécie na escola, data e local da observação. Privilegiámos a manhã para a observação e saída de campo, pois a nossa escola é localizada no centro de Aveiro e estávamos com receio de não conseguir observar árvores perto do recinto da escola. No entanto, esta atividade decorreu durante a manhã e parte da tarde, com a duração total de 5h.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos alunos de duas turmas, a turma T2BA, do segundo ano do Curso de Educação e Formação (CEF) de Cuidador/a de Crianças e Jovens, tipo II (possibilita a certificação do 9ºano em 2 anos) e a turma T3AM, do CEF Cuidador/a de Crianças e Jovens, tipo III (que possibilita a certificação do 9ºano em 1 ano). Isto porque, após uma auscultação inicial a todas as equipas de CEF da escola, foram as que mostraram mais interesse em participar nesta atividade. Estas turmas são relativamente pequenas (15 alunos cada, sensivelmente), pelo que, devido aos constrangimentos dos comboios da CP do mês de abril, apenas tive a participação de cerca 20 alunos no total. As atividades foram realizadas na terceira semana de "MapSkills/BootCamo", que decorreu de 17 a 21 de abril, cada turma em dia diferente, com a duração de cerca de 5h. Privilegiámos a manhã para a observação e saída de campo, pois a nossa escola é localizada no centro de Aveiro e estávamos com receio de não conseguir observar árvores perto do recinto da escola. No decorrer da atividade os alunos estiveram dedicados, concentrados e bastante motivados, o que me orgulhou bastante, pois o perfil dos nossos alunos é caracterizado por jovens provenientes de famílias destruturadas, com carências económicas e que não gostam da escola. O resultado foi surpreendente, pois foi possível motivá-los para o ambiente, cidadania e bem-estar animal. Estes alunos não têm Ciências Naturais no seu plano curricular, pelo que esta atividade foi também importante para lhes abrir os horizontes. O resultado foi fantástico, trabalhos espetaculares, partilha de conhecimentos e muita motivação para jovens que acham que não são capazes. Nesta semana não foi possível envolver as equipas de cursos profissionais (ensino secundário), porque se encontravam em estágio nas empresas, mas é minha intenção replicar esta atividade para algumas equipas do curso profissional (ensino secundário), na última semana de "MatSkills/BootCamp", que decorrerá de 19 a 23 de junho e nessa altura já temos todas as turmas na escola.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Tal como foi dito anteriormente, as turmas envolvidas não têm a disciplina de Ciências Naturais no seu plano curricular. Assim sendo, aproveitei a semana de "MapSkills/BootCamp" de 17 a 21 de abril, semana em que são realizadas as atividades no âmbito da disciplina de "Cidadania e desenvolvimento" em toda a escola, para o desenvolvimento da atividade, para estas duas turmas, em dias diferentes da semana. Sendo assim, realizei previamente o plano de ação desta atividade e integrei-a na Educação ambiental, Saúde, Desenvolvimento sustentável, domínios do grupo 1 da disciplina de "Cidadania e Desenvolvimento", e no bem-estar animal e cidadania, domínios do grupo 3 da mesma disciplina.
Divulgação:
A divulgação na comunidade educativa, foi feita através das redes sociais, nomeadamente a página de "Facebook" e do "Instagram" da Escola Profissional de Aveiro. Seguem em abaixo alguns "links" para as publicações que foram feitas no "Facebook":
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0ZCyspvyhxDabTvEyS2uKg5btpEW1ax22KzqQgrce4Mit5x9cRiu1gizc7Aoxtf6vl&id=100063685647261
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid034ZnT3huXfEaTZND2wouu15wjU1EZtoVaVpFJq8eUJ3qfjPYAVHv34ZMvVHi24xHyl&id=100063685647261
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02eofMSEuWZYwuTizags7UosDkYdrmGtSM9UfEZJvPtE2ZTbsAeEz7diWNfjeSrREBl&id=100063685647261
Logo a seguir à última semana de "MapSkills/BootCamp", que decorrerá de 19 a 23 de junho, será feita uma publicação com todos os trabalhos realizados durante o ano letivo, no âmbito da atividade "Biodiversidade da minha escola". Isto porque, em Abril o cursos profissionais encontravam-se em estágio, pelo que não participaram nas atividades de "BootCamp" que estão aqui retratadas e é minha intenção integrá-los na última semana de "BootCamp", que decorre de 19 a 23 de junho.