A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Depois de lançado o desafio e feito o enquadramento do projeto em sala de aula, todas as turmas do 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais, realizaram uma aula de campo, onde fizeram o levantamento de algumas, das muitas espécies, de flora, fauna, líquenes, aves, insetos e répteis do recinto escolar. Nessa aula, cada aluno com recurso ao telemóvel e à aplicação iNaturalist, fotografou e identificou uma espécie, para essa identificação, contaram ainda, com a colaboração do Professor de Oficina de Espaços Verdes. Posteriormente, nas aulas de Educação Visual, cada um ilustrou a espécie escolhida e nas aulas de TIC compilaram a informação no Caderno de Campo, com recurso à ferramenta digital Canva.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos revelaram-se ativamente envolvidos em todas as fases do projeto. Este foi apresentado à comunidade escolar no 2º Conselho Eco-Escolas e também os alunos permanentes do Clube do Ambiente, participaram nas suas diferentes fases.
As aulas de campo para além de estimularem a participação ativa de cada um, desenvolveram a curiosidade científica e promoveram a consciencialização da importância da preservação da diversidade biológica e do próprio ambiente para a manutenção da espécie humana no planeta.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A metodologia utilizada para a operacionalização do projeto foi um DAC “A Biodiversidade da minha escola”. O Caderno de Campo, trabalho final, resultou da interseção de aprendizagens essenciais das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, TIC e Oficina de Espaços Verdes. O projeto foi articulado nas reuniões da Equipa Pedagógica do 3º Ciclo e os alunos permanentes do Clube do Ambiente, também estiveram envolvidos no projeto, durante as horas afetas ao Clube.

Divulgação:
O Caderno de Campo será partilhado no Canal da Equipa Pedagógica do 3º Ciclo, no Teams, e a toda a comunidade escolar nas redes sociais da escola.