A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
1. O projeto foi apresentado pelos docentes de Educação Visual e Ciências Naturais às turmas do oitavo ano. O objetivo seria conciliar também os conteúdos de ambas as disciplinas e aliar a intenção da criação de placas identificativas das plantas. Nas placas surgirá um pictograma representativo da mesma a ser elaborado na aula de Educação Visual.
2. Fez-se a seleção das espécies a identificar a partir do nome comum, privilegiado este ano aquelas espécies que são fonte de alimentos e estão disponíveis para a comunidade que frequenta a Escola Sede.
3. Realizaram-se sessões de observação de flora no recinto escolar durante as aulas de Ciências Naturais. Em primeiro lugar formaram-se grupos de alunos para observar e analisar a mesma espécie, depois fez-se a saída de campo para observação e registo fotográfico. Em cada saída de campo, cada grupo analisa 2 espécies diferentes.
4. Elaboração de pictogramas representativos dos frutos / alimentos fornecidos pelas espécies selecionadas nas aulas de Educação Visual.
5. Criação do caderno de campo digital.
6. Identificação científica recorrendo à app iNaturalist. Pesquisa e registo das caraterísticas de cada espécie a partir da identificação ou de sites de referência.
7. Preenchimento do caderno de campo digital a partir do trabalho realizado.

Envolvimento dos alunos:
Todas as turmas de 8.º ano participaram de alguma forma, num total de aproximadamente 110 alunos.
Só 2 turmas cumpriram todas as fases do projeto, perfazendo 36 alunos.
A participação no projeto permitiu a todos os alunos reconhecerem a existência de espécies particulares no espaço escolar e da sua importância para os humanos e para a restante biodiversidade que existe no espaço escolar.

Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito do subtema “A célula como unidade básica da biodiversidade”, a participação neste projeto permitiu trabalhar as aprendizagens essenciais de Ciências Naturais:
- Distinguir os níveis de organização biológica dos seres vivos e dos ecossistemas.
- Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.
Na disciplina de Educação visual abordou-se o tema “O Design. A Metodologia do Design” e procurou-se atingir as aprendizagens essenciais:
- Dominar os conceitos de plano, ritmo, espaço, estrutura, luz-cor, enquadramento, entre outros, em diferentes contextos e modalidades expressivas: pintura, escultura, desenho, design, fotografia, cinema, vídeo, banda desenhada.
O desenvolvimento do projeto também permitiu aumentar o nível de proficiência de utilização do computador e as competências digitais. Também se abordou a temática da pesquisa em sites de referência ou de conteúdo científico confiável.

Divulgação:
O produto do trabalho realizado será dado a conhecer pela elaboração das placas identificativas das plantas estudadas e, eventualmente, uma exposição dos pictogramas elaborados.