A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi proposto à turma do 10º CT1, enquadrado no Domínio - Diversidade Biológica (Estrutura e dinâmica dos Ecossistemas e Biodiversidade) na disciplina de Biologia e Geologia. Em cada turno, a professora deu as orientações para o trabalho, dividindo os alunos em pequenos grupos. De seguida solicitou-lhes que instalassem a aplicação de telemóvel iNaturalist / Biodiversity4All. Passaram depois para o recinto escolar onde teriam de documentar a diversidade de espécies de flora e de fauna aí existentes, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens (utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel) e elaboração de ilustrações das espécies encontradas. Os grupos tiveram que identificar níveis de hierarquia biológica correspondentes à espécie, à população da qual faz parte e à comunidade que integra. Para além disso, tiveram que identificar relações tróficas entre os seres vivos, construindo cadeias alimentares, através de ilustrações que terminaram dentro da sala de aula. A atividade foi realizada no dia 2 de março.

Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidos 22 alunos, divididos em grupos, nas aulas de turnos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Biologia e Geologia, nomeadamente no Domínio: Diversidade Biológica. Subdomínios: Estrutura e dinâmica dos Ecossistemas e Biodiversidade.

Divulgação:
Os trabalhos foram apresentados a alunos do 8º ano de Ciências Naturais, dado que estes conteúdos estão em articulação.