A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária António Bento Franco (Ericeira) (Mafra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foram utilizadas duas aulas de CN (em turnos) com uma turma do oitavo ano (26 alunos).
Antes da primeira aula, através da plataforma Classroom, a professora pediu aos alunos que preparassem os seus telemóveis para serem usados na aula: bateria carregada, espaço de armazenamento e se possível a instalação das aplicações iNaturalist e Merlin Bird ID.
Na primeira aula a professora apresentou o concurso e os seus objetivos. Dividiu os alunos em 4 grupos, dois para fotografar animais e outros dois para fotografar plantas. Pediu aos alunos que escolhessem o grupo e o que fotografar em função da sua personalidade: os mais calmos e pacientes teriam mais sucesso a fotografar animais e os mais enérgicos a fotografar plantas. A professora deu também umas dicas de fotografia: a regra dos terços e o uso de um fundo (ex. cartolina) para destacar as espécies vegetais. De seguida, cada um dos turnos explorou uma zona da escola e fotografou o que conseguiu com o apoio e sugestões da professora. No fim da aula foi solicitado o envio das fotografias para a plataforma Classroom.
Na segunda aula a professora voltou a reunir os grupos e pediu a identificação das espécies recorrendo às aplicações (iNaturalist e Merlin Bird ID), aos livros e guias fornecidos, à professora e à Internet (nomeadamente a pesquisa com o Google Lens teve algum sucesso).
Não foi possível dedicar mais aulas, pelo que a professora e alguns alunos elaboraram um caderno de campo digital simples para o concurso.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 26 alunos de uma turma de 8º ano durante duas aulas (saída e identificação) e com trabalho de casa (identificação e edição do caderno de campo).

Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade tem enquadramento no currículo da disciplinas de Ciências Naturais nas seguintes aprendizagens essenciais:
- Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo
- Explicar o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas.
- Discutir medidas que diminuam os impactes das catástrofes de origem natural e de origem antrópica nos ecossistemas, em geral, e nos ecossistemas da zona envolvente da escola, em particular.
Para além disso esta turma trabalhou o tema “Floresta autóctone” em Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais.

Divulgação:
As fotografias e caderno de campo serão divulgados na página da escola.