A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º e 8.º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Na reunião do conselho Eco-Escolas do CMCG alunos, funcionários e professores, mostraram as as suas preocupações e descontentamento relativamente aos espaços exteriores. Estes referiram que os espaços estavam descuidados e que era necessária uma intervenção de requalificação dos mesmos, até porque estes também fazem parte da vivência salutar nos espaços escolares. Ficou então decidido que o grande tema a trabalhar este ano seria os espaços exteriores. O projeto Biodiversidade na Minha Escola veio de encontra ao que se pretendia. Então as docentes de Ciências Naturais decidiram desenvolver o trabalho em conjunto e em articulação com o Eco-Escolas. O projeto foi apresentado aos alunos nas aulas de CN, tendo esta apresentação sido iniciada com a visita e exploração da exposição "Árvores Nativas de Portugal". Esta exposição itinerante foi emprestada ao Conservatório pela Câmara Municipal de Braga e esteve patente no átrio da escola durante a semana Oxigenar Braga 23. Os alunos tiveram de responder a um Quiz on-line que os ajudou a conhecer várias árvores do nosso país assim como várias curiosidades sobre elas. Nas semanas seguintes durante as aulas os alunos saíram da sala de aula e foram explorar os espaços exteriores da escola e começaram a conhecer a biodiversidade que os rodeia. Já na sala de aula os alunos pesquisaram as informações relevantes sobre cada espécie. Para a elaboração do projeto final o trabalho foi dividido pelas várias turmas. Assim, os alunos de 8.º ano ficaram responsáveis pela elaboração de textos sobre cada uma das espécies enquanto os alunos de 5.º ano teriam de fazer o desenho. No final os alunos deverão apresentar o seu trabalho os colegas. O trabalho também será divulgado no site eco-escolas do CMCG.

Envolvimento dos alunos:
Neste projeto estiveram envolvidos 96 alunos, i.e., todos os alunos das turmas de 5.º e 8.º anos. Os alunos mostraram-se sempre muito entusiasmados com o trabalho. Os alunos tiveram de desenvolver as seguintes tarefas:
- explorar a exposição sobre biodiversidade vegetal e responder ao quiz;
- explorar os espaços exteriores do Conservatório e observar a quantidade de diferentes espécies de seres vivos que os rodeia;
- pesquisar sobre um ser vivo;
- desenhar ou escrever sobre o ser vivo selecionado;
- apresentar o trabalho às diferentes turmas, havendo um cruzamento entre as turmas de 5.º e 8.º anos;
- compilar o trabalho no caderno de campo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho desenvolvido foi realizado em articulação entre os níveis 5.º e 8.º ano, na disciplina de ciências naturais. No 5.º ano são estudadas as diferentes caraterísticas dos seres vivos e no 8.º ano os alunos têm que compreender o que são espécies nativas, exóticas e invasoras e o impacto que as espécies invasoras têm nos ecossistemas. Também foi estabelecida articulação com o programa Eco-Escolas do CMCG, uma vez que foi esta equipa que permitiu a disponibilização da exposição "Árvores Nativas de Portugal", bem como disponibilizou o quiz de exploração.

Divulgação:
No final os alunos deverão apresentar o seu trabalho os colegas; A apresentação do trabalho será feita
havendo um cruzamento entre as turmas de 5.º e 8.º anos; O trabalho também será divulgado no site eco-escolas do CMCG.