A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
9.º, 10.º e 12º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho iniciou-se com a apresentação da atividade aos alunos, uma discussão alargada sobre os objetivos que se pretendiam alcançar, dando especial ênfase à importância da preservação da biodiversidade e de que forma cada aluno, no seu dia-a-dia pode fazê-lo. De seguida passou-se à planificação e execução do trabalho de campo. A observação, identificação e registo fotográfico das espécies decorreu nos jardins e hortas pedagógicas da Escola e contou com a colaboração do Centro de Educação para a Sustentabilidade da Quinta do Covelo – Porto. Para desenvolver esta fase do trabalho os alunos utilizaram as aplicações PlantNet e iNaturalist. Através de um formulário online criado para o efeito, foi proposto que os alunos registassem o nome comum da espécie, nome científico e associassem as fotografias realizadas às espécies identificadas. Na etapa seguinte, foi proposto aos alunos realizassem ilustrações das espécies documentadas e elaborassem uma breve descrição. De seguida, colaborativamente os alunos criaram o caderno de campo. Foi ainda elaborada uma notícia sobre a atividade para publicação no site da Escola e uma exposição do trabalho realizado.

Envolvimento dos alunos:
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos das turmas do 1º ano do curso CEF de Cozinha; turmas dos 1º e 3º anos do Curso Profissional de Restauração. Foram envolvidos 52 alunos nas diferentes etapas da atividade: apresentação da atividade, planificação e execução do trabalho de campo, elaboração das ilustrações e do caderno de campo, criação de notícia para o site da Escola e exposição do trabalho realizado.

Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade foi realizada no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Tecnologia Alimentar e Área de Integração.

Divulgação:
A divulgação da atividade junto da comunidade educativa foi realizada através da página da internet da Escola e durante o projeto "Dias da Saúde e Ambiente".